sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Observatório de Iniciativas: Projeto "O Eu Livre – Educação em Saúde"

Eu Livre – Educação em Saúde nasceu da união de jovens estudantes de terapias naturais e áreas complementares, com o objetivo de ressignificar o conceito de saúde e disseminar a cultura da saúde - e não da doença. Ancorando a visão holística da vida, onde cada um é obra de tudo, a iniciativa empenha-se em criar e difundir condições humanas que favoreçam a qualidade de vida e o bem-estar das populações, aliando vivências de terapias naturais, meio ambiente e saberes populares. 

O projeto é baseado na proposta da Educação Popular de Paulo Freire, que tem uma visão dialógica, emancipadora, participativa, criativa e que contribui para a autonomia e autoestima do sujeito. Dessa forma, transmite de forma dinâmica o conceito da Cultura da Saúde para pessoas que não têm acesso a esse conhecimento integral ou que desconhecem seu próprio papel libertador nesse contexto.

O projeto enfatiza que o conteúdo abordado e o processo de discussão se dêem em uma perspectiva horizontal e coletiva, com ações pedagógicas geradoras de uma nova consciência a respeito da cultura da saúde. O primordial, antes da transmissão do conhecimento, é a troca de saberes como geradora do bem-estar coletivo e individual. Isso gera o empoderamento do interagente como sujeito co-criador dessa cultura do bem-estar, levando em conta os aspectos culturais e sociais, bem como o conhecimento de cada um dos participantes. 

O Eu Livre se propõe a fazer 'com' o povo e não 'para' o povo. Juntos, formaremos uma ciranda onde a experiência de cada um com seu corpo, vida, mente, cultura, tempo e natureza será a terapia utilizada. O Eu Livre é o estudo e a troca das ciências da vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...