sábado, 22 de setembro de 2012

Fiocruz e Ministério da Cultura realizam I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, a Rede Saúde e Cultura promoverá ações de promoção e cuidado à saúde que respeitam a diversidade cultural e a participação social, no Rio de Janeiro

Fortalecer ações de promoção e cuidado à saúde que respeitem a diversidade cultural e a participação social é o objetivo do I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, que será realizado pela Fiocruz em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) entre os dias 3 a 5 de dezembro, no Rio de Janeiro.

O evento é voltado para agentes de diversas áreas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, desenvolvimento científico e tecnológico, movimentos sociais, entre outros. Durante a programação, serão realizadas oficinas, mesas redondas, trabalhos em grupo, exposição de produtos e dinâmicas de construção de ações colaborativas entre os participantes, a fim de orientar a atuação da Rede Saúde e Cultura.  

Para participar, virtual ou presencialmente, basta preencher o cadastro de inscrição on line, que estará disponível no site oficial do Encontro a partir do dia 1º de outubro. Os participantes receberão certificados específicos para cada atividade e trabalho inscrito.

O I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura é coordenado pelo Programa de Educação, Cultura e Saúde da FIOCRUZ Brasília (Pecs) e conta com apoio do Núcleo de Ciência, Saúde e Cultura (SMSDC/RJ), da Universidade Popular de Artes e Ciências (Upac), da ONG Artéria-Cultura e Cidadania, do Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde, entre outras instituições. A iniciativa é desenvolvida no âmbito da “Semana Ciência, Cultura e Saúde: Direito à Diversidade Cultural no cuidado à Saúde” e em conjunto com o VI Congresso de Ciência, Arte e Cidadania e da I Conexão Internacional de Saúde e Cultura, promovidos pela Fiocruz.

Rede Saúde e Cultura
Criada a partir de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fiocruz e o Ministério da Cultura em outubro de 2010, a Rede Saúde e Cultura: promovendo inclusão e qualidade de vida visa a fortalecer as relações entre o Estado, a sociedade civil organizada, a academia e demais setores que atuam na promoção e no cuidado à saúde, a partir da construção democrática da cidadania. Desta forma, a Rede se coloca como espaço de mediação entre estes atores, e adota o modelo de gestão compartilhada em suas ferramentas virtuais e dinâmicas presenciais, orientadas pelos eixos: mobilização; articulação; construção de conhecimento, registro e memória; educação; informação e comunicação, entre outros.  Para mais informações, acesse o link


Informações: (61) 3329-4521 / 4604 / 4522 | redesaudecultura@fiocruz.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...