quarta-feira, 16 de maio de 2012

Arquivo de notícias: Carnaval-Manifestação em Belo Horizonte no Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Carnaval-manifestação: Belo Horizonte se prepara para 
o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Neste Dezoito de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Rede de Saúde Mental de Belo Horizonte convoca a todos para uma manifestação em defesa da saúde como um direito universal e como um dever intransferível do Estado.

A Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam vai embalar a cidade, trazendo como eixo o tema: “SUS Tentar a Diferença: Saúde não se Vende, Gente não se Prende”. O desfile/manifestação irá revisitar a história para reafirmar o direito à vida em plenitude e sustentar os princípios do SUS, considerando seu conceito amplo com direito a trabalho, lazer, moradia e cultura.

O Dia da Luta Antimanicomial tradicionalmente é marcado por um desfile, em formato de escola de samba, pelo centro de Belo Horizonte. Há 14 anos consecutivos a “escola de samba” Liberdade Ainda que Tam Tam sai pelas ruas da cidade defendendo a reforma psiquiátrica antimanicomial. Em 2012, seis alas vão compor o desfile.



Olha o Deizotão aí gente!

A ala “Era uma Época Pouco Engraçada, não tinha SUS não tinha Nada” será o abre alas do desfile 2012, contando a história da saúde no Brasil e das lutas populares na construção da cidadania.

 “A Gente não quer só Remédio, a Gente quer Remédio, Diversão e Arte” vem logo depois, mostrando o paradoxo entre o avanço da medicina, que é altamente tecnológica, mas insuficiente para atender a demanda do ser humano. A ala homenageará as invenções do SUS nos serviços que conseguem ampliar o conceito de saúde para além dos princípios sanitários, como o PSF (Programa Saúde da Família) e os diversos serviços substitutivos da saúde mental.

A terceira ala é das crianças e adolescentes e vem afirmar que a saúde implica a diferença e singularidade. “Não quero ser Selado, Avaliado, Ritalinado, Aprisionado pra Poder Voar” mostra que todas as estratégias de aplicação de regras que massificam e igualam a infância, juventude e adolescência, negam esta ideia de saúde.

A próxima ala é da loucura, tradição nos desfiles da Liberdade Ainda Que Tam Tam. “SUS pirado? Pändecer no Paraiso!” reafirma o Sistema Único de Saúde, com todos os seus avanços e conquistas, reivindicando mais financiamento e melhor gestão.

A ala “É Tempo de não mais se Contentarem com essas Gotas no Oceano” será uma reverência aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, protagonistas no processo de construção e consolidação do SUS, bem como suas entidades representativas, sindicatos e conselhos de classe, presentes e atuantes nos fóruns de controle social.

A sexta e última ala do Dezoito de Maio 2012, traz como tema  a liberdade, propondo uma reflexão acerca desse valor ou condição da existência plena. A ala “Sem Saber que era Impossível, ele foi e Fez” discute o crescimento da liberdade enquanto conquista da cidadania, lutando por uma cidade sem muros, reias ou imaginários.


Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No ano de 1987, durante o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru-SP, o Movimento da Luta Antimanicomial escolheu no calendário nacional uma data para reafirmar a luta “por uma sociedade sem manicômios”. Ficou estabelecido o Dezoito de Maio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Desde então, Belo Horizonte cumpre esta agenda, pautando a implantação da ousada política de saúde mental em rede, o que produziu as primeiras mudanças e evidenciou a viabilidade da proposta. Em  1997, aconteceu pela primeira vez na cidade a manifestação político cultural no formato de carnaval e assim vem acontecendo até os dias de hoje.

De forma lúdica, sensível e crítica, a  Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam, Tam,  mobiliza  a cidade, provocando reflexões sobre o lugar social da loucura em seu encontro com a arte e o pensamento.

Maiores informações sobre a luta antimanicomial em Belo Horizonte AQUI

por Lívia Bacelete, assessora de Comunicação da Cáritas Regional Minas Gerais, com informações do site Fórum em Defesa do SUS Minas Gerais 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...