quarta-feira, 16 de maio de 2012

Arquivo de notícias: Simpósio e Caminhada em Varginha no Dia Nacional de Luta Antimanicomial


Simpósio e caminhada marcam Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Varginha

A cidade de Varginha se mobiliza pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A data simbólica é 18 de maio, porém a Prefeitura de Varginha, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza dois dias de atividades, 17 e 18 de maio, com simpósio, caminhada e atividades culturais.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” confirmou presença nas atividades pela Luta Antimanicomial e lembrou que o CAPS e o CAPS AD de Varginha atendem cerca de 2 mil pessoas. “O objetivo é que o trabalho seja sempre humanizado com equipe multidisciplinar no atendimento aos usuários”, ressaltou.

No dia 17, será realizado o 2º Simpósio de Saúde Mental: Reforma Psiquiátrica – Caminhos e Descaminhos. O evento acontece no auditório do Senai (avenida Benjamin Constant, 280 – Centro), a partir das 7h30, com entrada gratuita. A palestra será ministrada pela conselheira da 13ª Plenária do Conselho Regional de Psicologia e especialista em Saúde Mental e na Atenção de Usuário de Álcool e Outras Drogas, Vera Luiza Bartels Fernandes. Logo após a palestra, haverá debate com participação aberta ao público.


Em seguida, a psicanalista de Curitiba (PR) Valdene Rodrigues Amâncio faz o pré-lançamento do livro “Uma Clínica Para o CAPS – A clínica da psicose no dispositivo da Reforma Psiquiátrica a partir da direção da psicanálise”. Depois disso, será realizada mesa-redonda com o tema “Caminhos e descaminhos da Saúde Mental no Sul de Minas” envolvendo profissionais que atuam na Saúde Mental em Varginha e municípios da região. Em seguida, haverá novo debate para encerrar as atividades do dia. O público ainda poderá ver a exposição dos pacientes do CAPS e CAPS Álcool e Drogas (AD) de Varginha.

No dia 18, as atividades começam às 14h com a Caminhada pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A saída da caminhada será na sede do CAPS (rua Aristides Paiva, 20 – Vila Paiva). Os pacientes, familiares e profissionais do CAPS percorrerão as principais ruas do centro da cidade com faixas, banners, cartazes, camisetas e carro de som em manifestação pacífica em favor da luta antimanicomial.

A chegada da passeata será na Conha Acústica. Os participantes serão recebidos com apresentações culturais do Batukalata, formada por adolescentes do Propac II, banda Dambrú e os Dinossauros, grupo de dança Os Mulekes Bravos e a banda Os Vantherleios.

CAPS - O objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário. Em Varginha, o atendimento é feito na sede localizada à rua Aristides Paiva, 20, bairro Vila Paiva.

CAPS AD - É um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês). É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica", e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes. O serviço do CAPS é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde. É importante ressaltar que apenas são atendidos os pacientes que buscam ajuda, já que o tratamento é aberto, isto é, não há internação ou qualquer outro procedimento contra a vontade do dependente. O CAPS AD de Varginha fica à rua Maria Antonieta, 275, bairro Bom Pastor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...