sexta-feira, 18 de julho de 2014

Festival de Inverno da UFMG começa nesta sexta com reunião entre jongo e cultura hip hop



O Festival de Inverno da UFMG, que neste ano volta a ser realizado no campus Pampulha, começa nesta sexta-feira, dia 18. Em reestreia em Belo Horizonte, o evento já se destaca pela programação cultural afinada com o temaCampus, território experimental.

A cerimônia oficial de abertura será às 19h na Estação Ecológica, e às 20h a grande reserva ambiental sediará um encontro entre uma roda de jongo e a Liga Feminina de MCs. Guto Borges, programador cultural do Festival, percebe essa primeira atração como uma ilustração do próprio conceito do evento.

“É um encontro que reverbera a busca pelo bem comum, tema do Festival. São duas manifestações culturais que se relacionam com o improviso. Nesse sentido, o encontro representa a reunião de algo que existe de comum na vida das cidades”, diz.

O duelo de MCs é uma manifestação marcadamente urbana e contemporânea, enquanto o jongo remonta a uma tradição cultural afro-brasileira, hoje predominante no Sudeste. “Temos neste encontro culturas aparentemente distantes, mas que hoje habitam um mesmo lugar. Trata-se de uma busca pelo comum também no território da cultura”, completa Guto Borges.

O 46º Festival de Inverno da UFMG, realizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, volta a Belo Horizonte depois de 22 anos de itinerância pelo estado. Assim como toda a programação, as atrações culturais vinculadas ao Festival são gratuitas.

Início das atividades dos Grupos de Trabalho


Às 16h desta sexta, antes mesmo da cerimônia de abertura, o Restaurante Setorial II vai abrigar a Reunião Geral dos Grupos de Trabalho, em que serão definidos os últimos detalhes para o início das atividades dos GTs.


Na sequência, o público é convidado a participar da cerimônia de abertura. Estão convidados para compor a mesa o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart de Almeida, a titular da Diretoria de Ação Cultural, Leda Maria Martins, entre outros representantes do Festival e da Universidade.

A professora Luciana de Oliveira, curadora do Festival, lembra uma curiosidade em relação a outras edições que também tiveram o Bem comum como conceito. “Nos anos anteriores, houve uma espécie de apropriação da cerimônia de abertura por parte dos convidados. Lideranças indígenas e expressões afro-brasileiras fizeram danças, cantos, rezas, quebrando o protocolo formal do evento. Tudo de forma espontânea”.

O professor César Guimarães, coordenador do Festival, aponta que esta edição “busca implicar a Universidade nos dilemas que atravessam os nossos modos de vida em comum, fraturados por persistentes processos de exclusão e de produção da desigualdade”.


Para acompanhar as informações do Festival de Inverno da UFMG, acesse o site do evento ou as redes sociais:www.facebook.com/FestivalUFMG ewww.twitter.com/FestivalUFMG.

Fonte: UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...