terça-feira, 27 de maio de 2014

Alunos produzem vídeos sobre educação nutricional e qualidade de vida


Produzir filmes de curta-metragens educativos sobre nutrição como forma de avaliação. Essa foi à proposta criada pelo professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Rafael Moreira Claro, e executada pelos alunos da disciplina Nutrição e Saúde Pública, do 6º período do curso, que na tarde da última sexta-feira, 23, apresentaram seus trabalhos no auditório Maria Sinno da EEUFMG. 

Tratando de temas distintos, como as diferenças entre produtos diet e light, escolhas alimentares e saúde materna e infantil, os seis vídeos refletiram questões referentes à Nutrição de uma forma diferente. “A proposta era que os alunos escolhessem um dos cerca de dez temas que discutimos durante o semestre, e produzissem um vídeo que com duração entre 3 e 7 minutos. Junto disso eles estão fazendo um trabalho teórico, justificando o porque da adoção do tema, qual era a ideia com o vídeos, quais foram os problemas, como foi a execução e qual foi a conclusão que eles tiveram”, explicou o professor. 

Para Claro, a atividade demonstra o potencial da criatividade dos alunos. “Essa iniciativa os impulsiona a pensarem de uma forma não trivial, a terem uma educação crítico-reflexiva e a desenvolverem ideias além do ambiente da sala de aula, transformando práticas que são essencialmente teóricas em questões aplicadas. Eles foram convidados a refletir sobre os temas sabendo que pessoas de fora da Universidade veriam, então esse exercício é também uma prática de aplicação do conteúdo e acaba fazendo com que eles se tornem profissionais mais completos”, comentou. 

A ideia do professor é divulgar os melhores vídeos no Youtube, para permitir que outras pessoas façam uso dos vídeos para propósitos educacionais, ajudando assim a melhorar uma demanda que se mostra insuficiente. “Não existem muitos materiais semelhantes à disposição do grande público. No Youtube, por exemplo, são poucas as produções de boa qualidade técnica e informativa sobre alimentação e nutrição. Muito do que existe lá é feito por entusiastas de alimentação, ou seja, pessoas que têm algum nível de conhecimento técnico, mas sem uma adequação plena no conteúdo”, ressaltou.

As alunas Júlia Soares, Eduarda Guedes, Ingrid Outeiro e Camila Matos, integrantes do grupo da animação "Ambiente obesogênico e escolhas alimentares''

A aluna Camila Maria de Matos, 21 anos, integrante do grupo que fez o vídeo '"Ambiente obesogênico e escolhas alimentares''. Falou sobre o material que produziram. “Escolhemos esse tema porque o ambiente onde estamos inseridos favorece o crescimento da obesidade. Questões como os lanches não saudáveis disponíveis na rua, a falta de tempo para realizar atividades físicas e a influência da mídia por meio da publicidade demonstram isso. O nosso vídeo mostra como podemos escapar desse ambiente obesogênico, dando algumas estratégias e dicas de como as pessoas podem fazer escolhas mais saudáveis”, explanou.

Para a estudante, a atividade foi também importante por não se restringir ao ambiente da sala de aula. “É interessante porque acaba se tornando um meio de mostrar nosso trabalho para quem está do lado de fora da Universidade e não só para o professor. É uma maneira de retribuir a sociedade de alguma forma, já que estamos em uma Instituição pública”, falou.

O professor, que se surpreendeu com o bom resultado dos vídeos, afirmou que pretende continuar com esse tipo de atividade. “A ideia é que para o futuro, esses vídeos sirvam de subsídio para outras atividades e possam ser usados junto à população em atividades de educação nutricional e sobre diversos temas relacionados à qualidade de vida. Já no que se refere à Escola de Enfermagem, a intenção é que os alunos da mesma disciplina do próximo semestre refaçam a atividade, através de vídeos ou de alguma outra atividade artística. Vamos manter uma avaliação desse padrão não tradicional dentro da disciplina”, finalizou.  




Confira aqui o vídeo na íntegra

Fonte: Faculdade de Enfermagem da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...