quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cebes celebra a criação da Aliança Latino-Americana para a Saúde Global


Cebes (Centro Brasileiro de Estudos em Saúde) celebra a criação da Aliança Latino-Americana para a Saúde Global

Atualmente, há um movimento de globalização da saúde através do qual as nações transferem seus recursos para além dos seus próprios interesses e territórios. Tal movimentação reflete o reconhecimento da existência de riscos comuns e a valorização da colaboração multinacional que busca a saúde e o bem-estar em todo o mundo.

Neste contexto, a abordagem à saúde global é um processo emergente na América Latina, que fornece ferramentas úteis para tratar das desigualdades, semelhanças, sinergias e interesses comuns dos povos.

Com essa perspectiva, o Centro Brasileiro de Estudo de Saúde (Cebes) celebra a criação da Aliança Latino-Americana para a Saúde Global (Alasag), uma rede colaborativa com a missão de promover a abordagem global de saúde no ensino, formação, investigação, parceria e cooperação técnica na América Latina e no Caribe através da colaboração entre diversas entidades.

Estabelecida durante o primeiro Congresso Mundial de Saúde latino-americano e do Caribe, realizado em abril de 2010, no México, mas constituída no ano de 2013, a Aliança realizará seu trabalho tendo a saúde como um bem público global, com consciência de justiça social e de direito universal, centrada na igualdade, ética e respeito pelos direitos humanos.

Confira a ata de criação da Aliança e demais documentos importantes, abaixo.


Fonte: Cebes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...