quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arquivo de notícias: Seminário fortalece articulação de Educação Popular e Saúde em estados e municípios


Seminário fortalece articulação de Educação Popular 
e Saúde em estados e municípios

 Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas durante três dias para discutir, principalmente, o fortalecimento da Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde (ANEPS) em estados e municípios. O 3º Seminário da Articulação, que aconteceu de 5 a 7 de novembro no Brasília Imperial Hotel, contou com o apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde.

“Este foi um momento de discussão sobre o fortalecimento da ANEPS, tanto local como nacional, das parcerias que temos hoje e como ampliá-las”, relatou Simone Leite, representante do coletivo em Sergipe e participante do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde.

Estiveram presentes lideranças de 25 estados que também trataram da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em agosto deste ano. “Também discutimos qual o papel da Articulação na implementação desta política de forma descentralizada nos estados. A política de Educação Popular é transversal e, por isso, precisa ser amplamente discutida”, reforçou Simone.

Vanderléia Daron, da ANEPS do Rio Grande do Sul, também destacou a importância do seminário. “As pessoas saem com clareza de que o importante é fortalecer esta articulação de movimentos e de práticas de educação popular em saúde em cada um dos estados. Todos retornam, também, com a certeza de que a implementação da Política é uma das questões estratégicas a ser buscada”, pontuou.

Aneps – A Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde foi criada em 2003 para articular e apoiar os movimentos e práticas de educação popular e saúde, construindo referências para a formulação de políticas públicas.

“Temos articulado movimentos nacionais, estaduais e municipais. Também articulamos práticas, sejam populares ou tradicionais de cuidado, valorizando o profissional de saúde que em sua unidade de trabalho tenta atuar na perspectiva da educação popular”, explicou a representante da Articulação no Ceará, Vera Dantas.

Segundo Vera, outra questão importante no seminário foi a definição de que a ANEPS continua como coletivo de articulação de movimentos. “A Política se institucionaliza, mas nós não estamos nos institucionalizando. Somos uma articulação de movimento e vamos continuar assim”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...