quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Observatório de iniciativas: Café História

No Observatório de iniciativas de hoje recomendamos a leitura e o passei pelo site Café História, que traz contribuições, interpretações e discussões a respeito da História e seu estudo.

O site é um agregador de informações e portal para uma rede social de pesquisadores. Confira abaixo o texto 'quem somos', retirado da própria plataforma:

Quem Somos

O Café História é uma rede social online fundada em 18 de janeiro de 2008 pelo jornalista e historiador Bruno Leal. É voltada para estudantes, professores, pesquisadores e para todos aqueles que acreditam que estudar e discutir história é o maior barato. Todo o conteúdo do site é aberto. O internauta não precisa fazer nenhum cadastro para acessar textos, vídeos ou fóruns. É tudo livre e gratuito. Porém, se optar por fazer o cadastro (que é simples e leva 30 segundos), o internauta pode editar uma página pessoal, adicionar e comentar conteúdos (fóruns, grupos de estudo, eventos, etc.), participar de discussões, publicar seu próprio blog, receber atualizações por e-mail e trocar mensagens com outros participantes da rede.

Conteúdos, Perfil dos Leitores e Objetivos

Por falar em conteúdos, a coisa funciona de uma forma bem simples. A maior parte dos conteúdos é adicionada pelos próprios participantes. É o que faz de nós uma rede colaborativa. Quem tem cadastro na rede pode enviar vídeos e fotos, criar grupos de estudos, publicar textos em blogs individuais e participar de discussões em fóruns. Já a outra parte do conteúdo é de autoria da administração do Café História ou de seus colaboradores convidados: entrevistas, resenhas, notícias, artigos e reportagens. Desta forma, somos uma mistura de rede social com portal.

Nossos participantes são em geral graduados em história e professores de história. Temos como norte discussões historiográfica, mas não somos uma rede acadêmica no sentido literal. Recebemos qualquer pessoa que goste de história e que esteja disposta a aprender e a compartilhar conhecimentos.

O Café História possui três objetivos principais: divulgar história para o grande público; criar um espaço público e democrático para discussão de história, e, finalmente, criar um repositório de conteúdos de história.

Gostou? Então, clique aqui e associe-se.

Teremos prazer em recebe-lo(a) na rede!

Rede Social Café História


Saiba mais, associe-se, acompanhe as discussões pelo endereço:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...