segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Arquivo de notícias: No Rio Grande do Sul, evento reúne mais de mil pessoas em debate sobre Saúde Mental



 Mais de mil pessoas de diversos municípios da região participam durante todo o dia de hoje (18) do XVII Encontrão Regional da Saúde Mental, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS), na sede campestre do Centro Português.

          O evento alusivo ao Dia Nacional da Saúde Mental, ocorrido em 10 de outubro, reúne usuários, familiares e profissionais ligados aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da SMS de Pelotas, Cíntia Yurgel, o Encontrão vem consolidar o trabalho diário realizado pelos grupos. “O evento congrega profissionais e usuários dos diversos grupos para celebrar os avanços diários de cada um e para promover a troca de experiência entre profissionais e entre pacientes”, afirma Cíntia.

         No saguão do Clube foram instaladas bancas para exposição e comercialização de produtos de artesanato, marcenaria e culinária, desenvolvidos pelos pacientes durante as oficinas de arteterapia. E no salão principal, apresentações artísticas de canto e dança animaram a festa. Dentre as atividades culturais, destacou-se o lançamento de um CD musical alusivo aos 200 anos de Pelotas. Segundo o arte-educador, Izamir de Farias, o CD reúne 13 faixas musicais, sendo três com músicas próprias do grupo e dez músicas brasileiras de sucesso. “O CD foi composto por quatro grupos musicais de diferentes Caps de Pelotas”, explica.

          Segundo Clarisse Duarte da Silva, usuária do Caps Fragata há 16 anos, este é um momento de festa onde toda a família Caps está reunida. “Depois de passar 22 anos nas ruas, encontrei no Caps a segurança e o carinho de uma verdadeira família. Hoje, tenho orgulho de estar aqui e de conhecer todo mundo”, declara.

          Participante do Caps Álcool e Drogas, Rui Bernardes, 43 anos, disse que a atenção recebida pelos profissionais e a troca de experiência com outros usuários está sendo fundamental para que ele se mantenha livre das drogas há mais de um ano. “A iniciativa de largar o vício tem que partir da gente. Mas o apoio da família, o acompanhamento profissional e as atividades de arte desenvolvidas nos Caps são decisivas para o sucesso do tratamento”, declara.

          O evento conta com apresentações artísticas, almoço e encerra com baile que segue até o fim da tarde.



CAPs

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde mental destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...