terça-feira, 21 de agosto de 2012

Observatório de Iniciativas: Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha

Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha

O Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha foi lançado em 2011, em três edições, pelo Programa Polo Jequitinhonha.

Recuperamos aqui, pelo valor de seu conteúdo, os links para os almanaques e o texto de seu lançamento.

Aproveitem!

A cultura de Minas Gerais, mais precisamente do Vale do Jequitinhonha, ganhou um livro próprio, o Almanaque Ilustrado Jequitinhonha, publicação lançada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que reúne causos, contos, lendas, poesias e curiosidades de diversas cidades do Vale. Os textos foram produzidos por integrantes do Programa Polo em parceria com professores e alunos da UFMG, além de figuras célebres da região, como o cantor e compositor Rubinho do Vale, Frei Chico, Boaventura Soares e o Grupo Feminino Itaobiense.

A ideia de produzir o Almanaque Ilustrado parte da iniciativa do Programa Polo Jequitinhonha de trabalhar o registro cultural das cidades do Vale, e reflete os conhecimentos adquiridos na região durante os 15 anos de atuação do programa. O objetivo é produzir três edições do Almanaque. A primeira traz curiosidades como a origem da Festa do Divino, realizada nos municípios do Alto Jequitinhonha; a história do Procurados, o evento musical que mudou os rumos da cultura do Vale durante a ditadura militar e deu origem ao Festivale; dicas para a vida, agricultura e saúde; além de uma fotonovela sobre o Bicho da Pedra Azul.

Inicialmente, a tiragem do Almanaque será de mil exemplares, que serão distribuídos durante o evento e em municípios do Vale do Jequitinhonha. Em breve o conteúdo da obra também estará disponível na Internet, no site do Programa Polo Jequitinhonha.


Confira aqui os links para o arquivo no Issu:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...