sexta-feira, 13 de julho de 2012

Confira a programação Espaço Saúde e Cultura em Diamantina

Confira a Programação do Espaço Saúde e Cultura, uma iniciativa da Rede Saúde e Cultura que funcionará de 16 a 24 de julho no  Centro Vocacional Tecnológico “Chica da Silva” (Praça Doutor Prado, 99 – Centro) em Diamantina


Oficina e Rodas de Conversas


Dia 19/07, quinta-feira

17h – Oficina “Saúde e Cultura: tecendo a rede!”, com a coordenadora da Rede Saúde e Cultura, Luciana Sepúlveda Köptcke.
O objetivo da oficina é promover a colaboração entre pessoas, grupos, instituições e experiências que relacionam as áreas da cultura e da saúde. Os participantes farão uma dinâmica de apresentação identificando ações, atores e territórios de atuação. Em seguida, o grupo proporá, a partir de dinâmica utilizando imagens, a resposta coletiva às questões: por que trabalhar na interface cultura e saúde? Como este trabalho acontece? Como trabalhar juntos? O mapeamento rápido participativo de atores, práticas e perspectivas de trabalho é o resultado esperado desta oficina.

19h30 – Lançamento do livro "A Sabedoria Que a Gente Não Sabe“  com o professor Walter Melo Junior, da Universidade Federal de São João Del Rei/MG.
O livro é uma coletânea de textos e palestras de diversos autores como Benilton Bezerra, Paulo Amarante, Gina Ferreira e Lula Wanderley durante os I, II, e III Encontros de Arte e Saúde Mental, ocorridos entre 2006 e 2009 no Rio de Janeiro e São João Del Rei.

Dia 20/07, sexta-feira

17h - “Experiências de Farmácias Populares” - Roda de conversa com Instituto Kairós (Nova Lima/MG)  e grupos da Articulação Pacari  - Ana Cimbleris (Kairós) e Cleonice Maria da Silva (indígena da aldeia Cinta Vermelha – Araçuaí/MG), Terezinha Silva Santos e  Cléia de Fátima Silva Fabry (Araçuaí/MG).

20h - Roda de Conversa com Lucely Moraes Pio, moradora da Comunidade Quilombola do Cedro – cidade de Mineiros/GO


Dia 21/07, sábado

14h - "O uso da fotografia no contexto da saúde pública" - Roda de conversa com Maria José Nogueira, pesquisadora da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais e da Fiocruz e coordenadora do projeto da Exposição "Qualé Papai: Um outro olhar sobre a paternidade na adolescência", que irá compor o Espaço Saúde e Cultura.

17h - Lançamento do filme “Filhos Separados” e roda de conversa com Paulo Morais, da Viraminas Associação Cultural, instituição responsável pelo Ponto de Cultura Museu da Oralidade (Três Corações/MG) - Documentário do Museu da Oralidade traz histórias de descendentes de hansenianos criados como órfãos em educandários, onde sofriam de humilhação e maus tratos.

Dia 23/07, segunda-feira

17h – Roda de conversa com alunos e professores dos Programas de Educação Tutorial (PETs) da UFVJM

19h - Experiência das Casinhas de Cultura com conhecedores tradicionais - parteiras, benzedeiros e raizeiros – Elisângela Pedroso Lopes (Associação Jenipapense de Assistência à Infância - AJENAI), Viviane Fortes  e Lori Figueiró.

Dia 24/07, terça-feira

17h – “Alimentação e cultura - classificações paralelas dos alimentos” - Roda de conversa com Nadja Murta (UFVJM). As classificações paralelas dos alimentos, também conhecida como classificações populares, tem sido estudada ao longo dos anos por cientistas sociais (em especial pelos antropólogos) que a enquadram dentro de cosmologias específicas de coletivos. Essa classificação é amplamente conhecida pela população em geral, e a ingestão de alimentos considerados quentes, frios, pesados, reimosos etc. são proibidos em determinados agravos ou ciclos biológicos. Na Roda, conversaremos sobre a importância dessa classificação para tomá-la como referência durante a orientação e a educação nutricional.

19h – “Saúde, Sociedade e Ambiente” - Roda de conversa com apresentação da experiência do Mestrado em Saúde, Sociedade e Ambiente - SaSA / UFVJM, linha de pesquisa em Educação, Cultura e Saúde e dos projetos do programa nesta e em outras linhas. Projeção de documentário e conversa sobre Jequitinhonha e Mucuri.

Veja também a programação de Mostras e Exposições e da Mostra Audiovisual






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...