O Seminário Culturas Indígenas na Rio +20 que ocorrerá nesta quarta e quinta-feiras (20 e 21 de junho) 2012, no Galpão da Cidadania, Rio de Janeiro, objetiva reunir as iniciativas de fortalecimento e valorização das culturas indígenas apoiados pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, prevendo a participação de aproximadamente 100 convidados.
Os projetos e ações fomentadas pela SCDC/MINC fazem parte do escopo do Plano Setorial para as Culturas Indígenas (PSCI) vinculado ao Plano Nacional de Cultura. Portanto, o Seminário constituir-se-á em uma oportunidade para trocar experiências relativas às metodologias, lições aprendidas e resultados alcançados pelos projetos executados e em andamento.
Os projetos congregados pelo evento são: Pontos de Cultura Indígena (Programa Cultura Viva, Rede dos Estados, Rede Povos da Floresta e Chamamento Público 2010), Prêmios de Culturas Indígenas, Centro Cultural Povos da Floresta, Encontro dos Povos Guarani e Povos Pano; Culturas Indígenas e os Projetos Universitários (Encontro de Saberes, Mestrado de Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas, Vidas Paralelas Indígenas, Grande Dourados), rede Cultura e Saúde Indígena.
No âmbito do Seminário também se divulgará e debaterá sobre a renovação do Colegiado Setorial para as Culturas Indígenas e a importância da participação indígena e do Controle Social para a implantação das ações do PSCI. O Seminário será organizado em rodas de conversa de modo a proporcionar as condições necessárias para o acontecer do diálogo intercultural. Durante o evento ocorrerá ainda o lançamento da 4ª Edição do Prêmio de Culturas Indígenas e do lançamento dos Projetos Pontos de Cultura Indígena iniciados em 2012.
A roda de conversa "Redes e estratégias de articulação", que acontece no dia 21/06, às 10h, terá a participação da coordenadora da Rede Saúde e Cultura, Luciana Sepúlveda, da Fiocruz.
Fonte: MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário