sábado, 16 de junho de 2012

Limpa Brasil: BH realiza mutirão de limpeza neste domingo

"Um papelzinho incomoda muita gente, dois papeizinhos incomodam muito mais". É dentro desta perspectiva que Belo Horizonte recebe neste domingo o projeto "Limpa Brasil Let’s do it! " - um projeto nacional que visa limpar as cidades em um dia por meio de um mutirão de limpeza com o objetivo de aumentar a percepção da população sobre a importância da mundança dos hábitos. "O brasileiro precisa aprender a jogar o lixo na lixeira, é preciso investir nessa questão cultural e este é um esforço neste sentido, destaca a coordenadora nacional do Movimento Limpa Brasil, Marta Rocha.

Todos os cidadãos estão convidados a participar. Os interessados podem se cadastrar no site oficial da campanha. Os que se inscrevem como agentes, se dispõem a disseminar a ideia, realizando pequenas oficinas ou organizando grupos de catação, enquanto os registrados como voluntários atuam no recolhimento de resíduos pela cidade. Para os previamente cadastrados, é possível buscar os kits de limpeza, em um dos pontos de distribuição  até esta sexta-feira.

Quem não se cadastrou, não precisa se preocupar, já que no dia da ação, de 08h às 14h, haverá diversos pontos de entrega dos kits de limpeza, contendo também sacos e luvas. Além disso, estes pontos recerão o lixo coletado. Segundo a corrdenadora Marcia Soares, o movimento que aconteceu em São Paulo no último mês reuniu mais de 21 mil pessoas e foram coletadas mais de 300 toneladas de lixo reciclável.

"Todo material recolhido é direcionado para as cooperativas dos catadores e a rentabilidade também é destinada a eles. Já os rejeitos ficarão sob a responsabilidade das prefeituras, que encaminharão esses itens para os aterros sanitários", destaca. Para Márcia, a principal meta é despertar a responsabilidade individual das pessoas em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante: mantê-las limpas.

Para celebrar as diversas atividades de combate ao lixo na capital mineira,haverá um show gratuito para a população no Parque das Mangabeiras, com grandes astros da música brasileira. Já estão confirmados Tony Guarrido, Flávio Venturini e o grupo de percussão da Unimed que irá tocar com instrumentos feitos de material reciclável. Tendo como mote o slogan “do meu lixo cuido eu”.

O passaporte de entrada é um saco plástico, já que a proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma nova ação de conscientização. As apresentações terão entrada gratuita e devem acontecer no Parque das Mangabeiras, a partir das 15h30.

No mundo, mais de 140 países já participam do projeto que foi trazido ao país por meio da Atitude Brasil. Além de BH, outras cidades também já estão programadas para receber o mutirão.  01 de julho - São Luis;  05 de agosto - Belém; 02 de setembro- João Pessoa. No Brasil, a ação do movimento já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, Mauá, Santo André, Diadema e São Bernardo do Campo reunindo 70 mil pessoas e recolhendo 1,4 milhão toneladas de material reciclável.

A expectativa de adesão para Belo Horizonte é ainda maior do que em São Paulo, já que BH é a cidade que receberá o selo da sustentabilidade, é anfitriã do Iclei (Conselho Internacional de Sustentabilidade) e ainda,  o evento acontece durante a programação oficial da Rio+20, "momentos em que os temas como meio ambiente e sustentabilidade estão em pauta", conclui a coordenadora.

Fonte: Portal Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...