sexta-feira, 4 de maio de 2012

Arquivo de notícias: Rede Saúde e Cultura comemora resultados após evento

Publicado em  10/02/2012

Após a realização do primeiro evento público da Rede Saúde e Cultura, promovida pela Fiocruz e pelo Ministério da Cultura (MinC), o Programa de Educação, Cultura e Saúde da FIOCRUZ Brasília (Pecs), responsável pela coordenação da Rede, comemora os primeiros resultados.


Entre os dias 24 e 29 de janeiro, a Rede participou do Fórum Social Temático (FST) em Porto Alegre, além de promover o Encontro da Regional Sul da Rede Saúde e Cultura, nos dias 27 e 28. Na ocasião, foram realizadas atividades da Fiocruz pela Ensp, Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPPAS), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), entre outros.


“Nós tivemos um retorno muito positivo. E, embora a ação da Rede no Fórum Social Temático tenha ficado dispersa, a gente conseguiu fazer com que o movimento social e as pessoas saíssem de lá falando da Rede e sabendo que ela existe”, afirma a coordenadora do Pecs e da Secretaria Executiva da Rede Saúde e Cultura, Luciana Sepúlveda. Ela explica que a realização do Encontro na Região Sul dentro do FST foi importante, pois possibilitou o lançamento da Rede não só para atores locais, mas para pessoas de todo o país. “O Fórum reúne participantes de movimentos sociais de todo o país e isso foi muito positivo”.


Entre os resultados do encontro, Luciana cita o lançamento da página da Rede Saúde e Cultura no Facebook, acessada pelos participantes do evento, o cadastramento de 158 pessoas de várias partes do país na Rede, o aprofundamento do cadastro de mapeamento dos estados e a escolha do estado Rio Grande do Sul como núcleo de referência da Rede para a Região Sul. “A regional do MinC está localizada neste estado e tem a capacidade de se deslocar. Isso possibilitaria acompanhar as ações nos outros estados e municípios”.


Até o início de março, a coordenação da Secretaria Executiva encaminhará um documento composto pelo registro e resultados do Encontro, além das prioridades pactuadas. “Este documento será envidado aos participantes e terá as diretrizes para o funcionamento da Rede na Região Sul”. Está prevista ainda a realização de uma oficina, em Brasília, para os bolsistas do MinC que apoiam o trabalho nas regionais. “Vamos aprofundar a formação, será um momento mais de conteúdo sobre o que é saúde, o que é promoção da saúde, o que é cultura e como se dá esta relação, além de uma discussão mais detalhada das estratégias que serão realizadas nas regionais”, complementa Luciana.


“Com a Rede, a gente espera multiplicar e ampliar, não só essas práticas que relacionam saúde e cultura, como fazer com que elas tenham maior reconhecimento dentro do próprio SUS e da área da cultura. E apoiar que a dimensão da cultura na saúde e a cultura como determinante da saúde sejam objeto de maior atenção por parte tanto dos praticantes, dos profissionais, quanto das políticas públicas também”, finaliza a coordenadora.


Rede Saúde e Cultura no Fórum Social Temático 2012
A Fiocruz, por meio da Rede Saúde e Cultura, foi uma das instituições participantes do Fórum Social Temático (FST) 2012, preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, que será realizada em junho deste ano. O FST fez parte do Fórum Social Mundial, promovido por vários movimentos sociais brasileiros entre os dias 24 e 29 de janeiro, no Rio Grande do Sul.

Fonte: Fiocruz





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...