sexta-feira, 4 de maio de 2012

Arquivo de notícias: Cultura faz bem à saúde

Publicado em 20 de janeiro de 2012

O Fórum Social Temático 2012 (FST), realizado entre os dias 24 e 29 de janeiro em Porto Alegre, será palco de grandes debates que envolvem a relação cultura e saúde. Este ano, o FST é um preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, que será realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Participantes do evento, Fiocruz e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, por meio da Rede Saúde e Cultura, pretendem reforçar o diálogo com os movimentos sociais e sociedade civil a fim de fortalecer o conceito ampliado da saúde, sob aspectos culturais e sociais. Durante o FST, será elaborada ainda uma agenda estratégica para a Rio + 20. A proposta da Rede é fortalecer e mostrar a importância da pauta da saúde dentro das discussões da Conferência, uma vez que saúde envolve também preocupações com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

Experiências realizadas por várias instituições, movimentos sociais e que contam com a participação social serão compartilhadas no Espaço Saúde e Cultura Frida Kahlo. A programação, que abordará a relação entre saúde, cultura, ambiente e justiça social, tem como objetivo fortalecer a importância de se refletir e avaliar como se dá a relação entre saúde e cultura em vários eixos, entre eles, o das práticas populares, educação, terapias e promoção da saúde.

Ao longo do evento, serão realizadas oficinas e apresentações de VJ’s de Manguinhos, vídeo-debate, oficina Teatro do Oprimido, lançamentos de livros e rodas de conversa, que abordarão os seguintes temas: educação popular e práticas populares de cuidado; parteiras tradicionais; visibilidade travesti; Rio + 20 – Saúde e Ambiente; racismo, homofobia e lesbofobia institucional na gestão pública; a rua como espaço de saúde, entre outros.

“Quando se fala de saúde e cultura, estamos defendendo o direito à diversidade, como exemplo, a diversidade nas formas de cuidados em saúde. É reconhecer que o cuidado com a saúde vai além dos hospitais, dos médicos e dos remédios”, explica a coordenadora da Rede Saúde e Cultura e pesquisadora da FIOCRUZ Brasília, Luciana Sepúlveda. Para a pesquisadora, as pessoas normalmente associam a saúde principalmente à doença, ou seja, à falta de saúde. “Saúde é a pessoa ter condições biológicas, físicas, psíquicas e sociais de exercer todos os seus direitos como cidadão, e não só a ausência de doença”.

Para Luciana, o Espaço também mostrará para a população que ela pode se engajar e participar de iniciativas que visam à promoção da saúde. “Vamos levar ao conhecimento de todos de que existe a Rede Saúde e Cultura, mostrar o que ela faz e incentivar a participação de outras pessoas, uma vez que ela se fortalece com a participação de todos”, explica.

Fórum Social Temático 2012
Evento organizado por um grupo de ativistas e movimentos sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial. Sob tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Tem como proposta ser um espaço de debates preparatório para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à Rio + 20. O evento será realizado em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, entre 24 e 29 de janeiro.

Acesse a programação da Secretaria no Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...