segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arquivo de notícias: 18 de maio em Belo Horizonte - Dia Nacional da Luta Antimanicomial


18 de maio: BH celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Pela 16º ano, a escola de samba Liberdade Ainda Que Tam Tam desfilou pela capital mineira, chamando a atenção da sociedade, em defesa da reforma psiquiátrica e o fim do preconceito



Pela 16ª vez, Belo Horizonte assistiu ao desfile da escola de samba Liberdade ainda que Tam-Tam. Neste dia 18 de maio, data em que se comemora, em todo o Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, profissionais de saúde mental, pessoas com transtorno mental e comunidade estiveram mais próximos, em uma tradicional manifestação por uma sociedade sem manicômios.

Mesmo com a mudança do local de concentração (em anos anteriores realizada na Praça 7), os foliões se mantiveram focados nesta ação coletiva, organizada, anualmente, pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam-MG). Em plena Praça da Liberdade, um dos cartões de visita da capital mineira, os usuários do sistema de saúde mental do estado foram as grandes estrelas, organizados a partir do tema “SUStentar a diferença: saúde não se vende, gente não se prende”.

Personagens de diversas regiões da cidade e do estado entoaram o samba enredo "Pändecer sem Jamais Perder a Ternura”, preparado pelo Coletivo Centro de Convivência São Paulo, especialmente para a celebração deste ano.  Da Praça da Liberdade, a passeata seguiu pelo trajeto das avenidas João Pinheiro, Álvares Cabral, Afonso Pena, até a chegada ao Parque Municipal.

Segundo Aparecida Celina, uma das coordenadoras do Fórum Mineiro de Saúde Mental, os 16 anos do desfile revelam o empenho do movimento, que busca a efetivação de uma política pública de saúde. A ação, segundo Celina, “fortalece individualmente os usuários, familiares e trabalhadores”, destaca.

A manifestação, vale lembrar, tem como propósito atrair a comunidade na busca pelo fim do preconceito com as pessoas com transtornos mentais, além de defender a reforma psiquiátrica antimanicomial e a adoção de serviços substitutivos públicos e acessíveis para a população. Justamente os pontos enfatizados, por exemplo, pela membro da Asussam-MG, Sílvia Maria Soares.  “A gente vem manifestar a importância de se incluir mesmo os diferentes”, ressalta.




Para a presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), Marta Elizabete de Souza, esta é uma data muito especial, visto que reúne sociedade, profissionais e usuários dos serviços de saúde mental para um diálogo a respeito da inclusão. É preciso, reforça Marta, “aceitar e compreender as pessoas com a sua cultura o seu modo particular de ser”, afirma.




Confira, no Blog do Canal Minas Saúde, a galeria de fotos desse 16º desfile do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.



Fotos: Guilherme Amorim.
Notícia retirada do site: Canal Minas Saúde




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...