sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ministério da Cultura intensifica e fortalece parceria com a Fundação Oswaldo Cruz

Começou nesta terça-feira (29) um ciclo de dois dias de oficinas de integração entre gestores do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Oswaldo Cruz com os bolsistas contratados para desenvolverem trabalhos conjuntos entre as duas instituições, nas áreas de saúde e educação. As reuniões foram realizadas na sede da Fiocruz em Brasília, dentro do Campus da UNB.
 
A secretária Executiva do MinC, Ana Cristina Wanzeler, e o diretor de Programas da Fiocruz, Wagner Martins, abriram os trabalhos e deram as boas vindas aos presentes. Wagner fez uma breve exposição sobre os projetos e áreas de atuação da fundação e disse que o atual acordo de cooperação com o Ministério da Cultura, firmado em agosto de 2013, tem a missão de fortalecer as redes do Programa Cultura Viva com foco na diversidade cultural e sua articulação com a promoção da saúde.
 
Uma ampla equipe de gestores da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, compareceu à abertura das oficinas com os bolsistas, encabeçada pelo secretário substituto de Cidadania e da Diversidade, Pedro Vasconcellos, pela Chefe de Gabinete da SCDC, Alexandra Costa, pelo coordenador-geral de Cooperação, Articulação e Informação, Pedro Domingues, e pelo coordenador-geral de Programas e Projetos Culturais, Daniel Castro.
 
No segundo dia de reuniões foram realizadas atividades em grupo de integração das ações e planejamento dos projetos.

Três Frentes de Atuação

Foram oficinas de apresentação e trocas de experiências entre os programas do Ministério da Cultura e os da Fiocruz que possuem interesses em comuns e estão sendo desenvolvidos em três grandes redes, dentro do MinC. 
 
A primeira delas é a Rede Saúde e Cultura, articulada com os gestores da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Prevê o fortalecimento de ações conjuntas com interfaces nas áreas de saúde e cultura, que tem como público alvo os Pontos de Cultura. 
 
Um dos propósitos desta rede é estender as estratégias e as tecnologias sociais para a integração e o fortalecimento das experiências na área da saúde e da cultura ao público dos Pontos de Cultura, através do trabalho dos bolsistas. 
 
O coordenador-geral de Articulação e Informação da SCDC/MinC, Pedro Domingues, em sua fala, citou como exemplo de trabalho que pode ser realizado dentro da Rede Saúde e Cultura, a ação "O Circo Faz Bem à Saúde", desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde. Trata-se de uma estratégia de articulação entre os serviços de saúde e os artistas circenses do estado de Santa Catarina, utilizando os espaços do circo para a promoção de ações de mobilização, educação e promoção da saúde.
 
A segunda rede - Cidadania e Qualidade de Vida – foi apresentada pelo diretor de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural da Secretaria Executiva do MinC, Germano Andrade Ladeira. Esta rede trabalha com a sustentabilidade das ações integradas de saúde e cultura e com a melhoria da qualidade de vida.  As atividades são desenvolvidas em parceria com o Programa CEUs das Artes, coordenado pelo MinC, que fornece os equipamentos culturais para o desenvolvimento dos projetos. 
 
A terceira é uma ação estratégica que será coordenada pela Secretaria de Políticas Culturais do MinC e foi lançada no primeiro dia das oficinas. A ação foi apresentada pelos gestores da SPC, Tadeu Di Pietro, diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais; Geraldo Luiz Horta de Alvarenga Junior, coordenador - geral de Monitoramento de Informações Culturais e por Carla Dozzi, coordenadora-geral de Cultura e Educação.  Esta linha de atuação vai prestar serviços de infraestrutura e sistematização de informações para auxiliar o desempenho das  outras duas redes do convênio saúde e cultura.
 
Entre as atividades previstas para serem realizadas na Ação Estratégica da SPC estão a formação de agentes de comunicação; a produção de conteúdos; a mobilização e a articulação das três redes e a construção de uma política pública de educação da Cultura nas escolas. Esta ação está vinculada ao Programa Mais Cultura nas Escolas.

Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...