terça-feira, 22 de julho de 2014

Festival de Inverno UFMG - Mobilidade Urbana em pauta


Por Sara Maynard;
Foto: Natália Garcia.
Viajar o mundo pensando a questão da mobilidade urbana: foi isso que fez a jornalista Natália Garcia. Criadora do projeto Cidades para pessoas (http://cidadesparapessoas.com), a especialista em planejamento urbano percorreu grandes centros em busca de ideias que tenham melhorado as cidades para seus habitantes. O resultado foi a criação de uma rede de conteúdo urbanístico e um acúmulo de experiências que a permite realizar consultorias, palestras e aulas sobre o tema.
A jornalista compõe o Encontro Temático “Mobilidade Urbana”, que acontece nesta terça-feira, às 10h, na geodésica construída no Bosque da Música. Também são convidados a conduzir a discussão pesquisadores e ativistas do coletivo Basurama, BH em Ciclo e Tarifa Zero BH. A mediação da conversa fica a cargo de Rita Velloso, professora de Arquitetura e Urbanismo da PUC e UFMG e Coordenadora do Observatório das Metrópoles.
Basurama é um coletivo que realiza projetos de arte e design para transformação social. Os protagonistas de seus trabalhos são os resíduos e os processos relacionados com sua produção na sociedade de consumo. Desde 2001, tem trabalhado em mais de 20 países, somando mais de 50 cidades do mundo.
Para falar um pouco sobre o experimento de bicicletas compartilhadas que está acontecendo durante o Festival, entra em cena o BH em Ciclo, uma associação de ciclistas que pensa e trabalha em soluções para o uso da bicicleta em Belo Horizonte.
Já o Tarifa Zero BH está envolvido com as questões de mobilidade urbana desde junho de 2013. O grupo tem um projeto de lei de iniciativa popular para subsídio completo do transporte público em Belo Horizonte.
“Estamos muito animados com esse encontro entre experiências tão ricas e complementares. E por ser a primeira vez que algumas dessas falas chegam a Belo Horizonte!”, declara o curador do Festival Roberto Andrés.
Sempre às 10 horas, os Encontro Temáticos discutirão temas diversos durante toda a semana. Veja toda a programação aqui:http://46festivalufmg.wordpress.com/2014/07/20/encontros-tematicos-programacao/. Participe!
Fonte: site Festival de Inverno UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...