segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mensagem para o Dia Internacional das Parteiras e Parteiros Profissionais 2014

Dr. Babatunde Osotimehin, Diretor Executivo do UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas e Frances Day-Stirk, Presidente da Confederação Internacional de Parteiras

5 de maio de 2014

Em nível global, as mortes maternas diminuiram quase à metade nas últimas duas décadas. No mesmo período, o atendimento especializado ao parto aumentou cerca de 15%, com 2 de 3 partos ao redor do mundo sendo agora atendidos por um(a) profissional especializado(a) de saúde. Com pouco mais de 600 dias restantes para o prazo final dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), novos esforços são necessários para intensificar as ações de educação de parteiras e parteiros profissionais e outros profissionais com habilidades obstétricas, que têm custo-benefício positivo. Tais investimentos são críticos para acelerar os esforços na melhoria da saúde materna e para o alcance do ODM 5, um dos objetivos mais distantes de ser atingido.

O acesso aos cuidados de saúde de qualidade é um direito humano básico. Cerca de 40 milhões de mulheres ainda dão a luz sem cuidados especializados, aumentando o risco de morte e invalidez tanto para a mãe quanto para o bebê. Mais do que nunca, o mundo precisa agora de parteiras e parteiros. Investimentos nesses profissionais podem ajudar a evitar o significativo número de aproximadamente 290 mil mortes maternas e 3 milhões de mortes de recém-nascidos que ocorrem todos os anos devido à falta de profissionais de saúde bem formados e regulamentados, além de instalações adequadas. E parteiras ou parteiros ajudam mais do que o nascimento dos bebês: elas e eles também fornecem informações e serviços em saúde reprodutiva, incluindo cuidados no pré-natal e pós-natal e planejamento familiar.

Novas evidências sobre o retorno do investimento em parteiras e parteiros serão apresentados em junho de 2014, quando será lançado o segundo relatório sobre o Estado da Obstetrícia no Mundo, durante o Congresso Trienal da Confederação Internacional de Parteiras que ocorrerá em Praga, na República Tcheca. O relatório – um esforço conjunto entre UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas; a Confederação Internacional de Parteiras (ICM); a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversos parceiros globais – divulgará os últimos dados de 73 países que contabilizam mais de 95% das mortes maternas, de recém-nascidos e infantis. Os novos dados deverão melhorar a base de evidências nesta área, ajudar a mobilizar líderes e ações em países com piores resultados de modo a fortalecer os serviços de saúde materna e obstétrica, facilitando a prestação de serviços de qualidade para mulheres grávidas e seus bebês.

Neste Dia Internacional das Parteiras, o UNFPA e a Confederação Internacional de Parteiras aplaudem todas as parteiras e parteiros compromissados em trabalhar além de suas obrigações, na maioria dos casos em circunstâncias difíceis e com recursos limitados, para oferecer cuidados maternos e neonatais para mulheres e garotas ao redor do mundo.

Reafirmamos nosso compromisso conjunto no apoio às parteiras e parteiros de todo o mundo enquanto trabalhamos com o objetivo de garantir que toda gravidez seja segura e que o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva seja uma realidade para todas as pessoas.

Fonte: Fundo de População das Nações Unidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...