quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fórum debate o racismo institucional


De acordo com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída em 2006 pelo Ministério da Saúde, o racismo institucional compreende a produção sistemática da segregação étnico-racial nos processos institucionais. Ele se manifesta por meio de normas e práticas discriminatórias adotados no cotidiano de trabalho.
Diante deste cenário, o Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), uma parceria entre Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) e a Fundação Hemominas, promove o evento Racismo Institucional: Fórum de Debates – Educação e Saúde.
Por meio de debates, palestras, mesas-redondas e oficinais, a proposta do evento é sensibilizar os profissionais da saúde para o tema e capacitá-los para o atendimento humanizado a todos os pacientes.
Entre os palestrantes estão representantes da Organização Pan-Americana da Saúde, da Câmara de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme do Ministério da Saúde, da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas) e Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (Fenafal).
O evento Racismo Institucional: Fórum de Debates – Educação e Saúde será realizado em Belo Horizonte, no dia 30 de maio, sexta-feira. A atividade é direcionada nesse momento para os profissionais que desenvolvem projetos no Cehmob-MG e convidados da sociedade civil.
Fonte: Faculdade de Medicina UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...