quinta-feira, 3 de abril de 2014

Lançamento do livro Ancestralidade Africana no Brasil – memória dos Pontos de Leitura


Foi lançado no último dia 28/03, no Museu Afro Brasil, em São Paulo, o livro Ancestralidade Africana no Brasil - memória dos Pontos de Leitura. A publicação traz a história do projeto "Memória dos Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil", implementado a partir da experiência de 10 Pontos de Leitura em comunidades de matriz africana. O Programa Pontos de Leitura é uma ação do Ministério da Cultura (MinC), desenvolvida pela Fundação Biblioteca Nacional, em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC).
A experiência dos Pontos de Leitura, relatada no livro, foi desenvolvida nas comunidades quilombolas de Mesquita (GO), Castro (PR), Curiau (AP), Macuco (MG) e nas comunidades tradicionais de Terreiro de Matriz Africana Associação Afro religiosa e Cultural Ilê Iyaba Omi (PA); Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda (PI); Centro Memorial de Matriz Africana 13 de Agosto (RS); Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo (RJ); Ilê Axé Omidewá (PB) e Centro Cultural Orùnmilá (SP).
O projeto incentivou práticas pedagógicas já existentes nas comunidades, auxiliou os integrantes do programa na produção e difusão de conteúdos na web sobre a cultura afro-brasileira; além de funcionar como um ponto focal da Rede Cultura Viva Afro-Brasileira.
O livro foi lançado pelo Instituto Políticas Relacionais (IPR), em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB). É resultado de um projeto desenvolvido pela Rede Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil, que conta com apoio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e da SCDC/MInC.
Acesse  www.ancestralidadeafricana.org.br para conhecer o projeto

Com informações da ASCOM/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...