quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental abre período de candidaturas de filmes


As inscrições para a seleção dos filmes que irão ser exibidos durante o próximo Festival internacional de Cinema e Saúde Mental (FICSAM), marcado para outubro, em Faro (Portugal), estão abertas até 15 de agosto.


Os interessados podem submeter candidaturas nas categorias de Ficção, Documentário, Animação e Experimental, quer sejam curtas ou longas-metragens, em língua portuguesa ou noutra língua.



A participação no festival está condicionada aos filmes relacionados com a saúde mental e que retratem, entre outros, temas como esquizofrenia, depressão, perturbações da personalidade, dependências, violência doméstica, maus tratos, trauma, «bullying», luto, divórcio, desemprego, alienação parental, depressão pós-parto, perturbação obsessiva compulsiva, anorexia, bulimia, dislexia ou direitos humanos.



O festival de cinema, dedicado à saúde mental, é organizado pela Associação Cultural Inconsciente Colectivo, que pretende com a iniciativa “sensibilizar o público para a temática, combater o estigma e a discriminação associados a este tipo de patologias e contribuir para promover igualdade de direitos para as pessoas com doença mental”.



O tema da 2.ª edição do FICSAM é «Viver com Esquizofrenia», tema proposto pela Federação Mundial da Saúde Mental para as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental.



Além da exibição de filmes, durante os três dias do festival, entre 9 e 11 de outubro, no museu municipal de Faro, haverá ainda um programa paralelo que inclui a realização de atividades diversas, como workshops, exposições e conferências.



Mais informações estão disponíveis no sítio http://www.ficsam.com.


Fonte: Diário Online/Portugal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...