segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Ritual marca início dos Jogos Indígenas em Cuiabá

Foto: Albino Oliveira / MDA
Enquanto o sol se põe, anunciando o fim do dia, o primeiro guerreiro indígena entra na arena dos Jogos dos Povos Indígenas 2013. Trazendo o fogo sagrado, ele acende várias tochas que cercam o espaço. O ritual de benção marca o início oficial do evento que reúne mais de 1,6 mil indígenas de 48 etnias brasileiras, em Cuiabá (MT).

Uma diversidade de cores, texturas, sons e danças vão tomando conta do local. O encontro é uma forma de divulgar a cultura indígena. Andrea Everton, representante do Ministério do Turismo, destacou o envolvimento do Governo Federal com a realização dos jogos. “O recurso vai para as políticas que a população precisa que sejam realizadas. E a população indígena precisa e merece.”


Em nome dos povos, o indígena  Marcos Terena agradeceu o apoio ao evento. “Que esta semana seja grande para os jogos, em que o importante não é ganhar, mas celebrar”, pontuou.

Ao final da cerimônia, a plateia se juntou aos atletas na arena para assistir à queima de fogos que encerrou o evento. Também participaram da celebração, a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luíza Bairros e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, entre outras autoridades locais.


Os jogos seguem até 16 de novembro e trazem novidades. Pela primeira vez, é montada a Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena e o Encontro Nacional dos Agentes de Leitura Indígenas, promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O objetivo é de aproximar as políticas do público a que se destinam.

Juliana Reis
(61) 2020-0223 / 2020-0262
imprensa@mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...