terça-feira, 19 de novembro de 2013

Estudo apresenta dados sobre mortes violentas de negros no Brasil

Nota Técnica será divulgada em Brasília nesta terça-feira, dia 19, véspera do Dia da Consciência Negra. Documento revela diferenças nas taxas por raça, gênero, região e Unidade da Federação

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta terça-feira, dia 19, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, os resultados da pesquisa Vidas Perdidas e Racismo no Brasil. Divulgada como Nota Técnica, às 14h, ela revela dados de mortes violentas de negros e não-negros por gênero, região do país e Unidade da Federação.


O estudo tem dois objetivos: analisar as mortes violentas de negros e não-negros e os impactos na expectativa de vida dessas populações; e avaliar em que medida as diferenças nos índices de mortes violentas podem estar relacionadas a disparidades econômicas, demográficas, e ao racismo.


A Nota Técnica explica em quais estados os homens e mulheres negros e não-negros têm maior perda de expectativa de vida devido a violências letais: homicídios, suicídios e acidentes de transporte. E mostra que, para além de características socioeconômicas, a cor da pele aumenta a probabilidade de um indivíduo ter sofrido homicídio.

O estudo é de autoria do diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e Democracia (Ipea), Daniel Cerqueira, e de Rodrigo Leandro de Moura, da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV). O evento terá como debatedora Angela Cristina Santos Guimarães, secretária-adjunta Nacional de Juventude, e a mediação de Tatiana Dias Silva (técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea) e Felipe Freitas (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR).

SERVIÇO
Coletiva de imprensa: Vidas Perdidas e Racismo no Brasil
Palestrante: Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e Democracia (Ipea)
Data: 19 de novembro, terça-feira
Horário: 14h às 18h

Fonte: IPEA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...