sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Arquivo de notícias: Povos de Terreiro ganham primeiro espaço para venda de produtos


Promover a geração de renda e a valorização da cultura das religiões de matriz africana é a principal proposta do Espaço Mauanda – arte, moda e cultura afro, que será inaugurado no próximo dia 27, em Lauro de Freitas, Bahia. A iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Vida Melhor-Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), sob coordenação da Casa Civil, vai proporcionar a comercialização da produção de vestuário, artesanato, souvenires e artefatos para decoração elaborados por religiosos dos terreiros de candomblé de Salvador e Região Metropolitana.

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação geral do Vida Melhor, ressalta que a partir da inclusão produtiva é possível trazer para o comércio um produto de grande valor agregado. “O fato de o aporte cultural dos povos de terreiro se reverter em benefício para a própria comunidade nos faz ter muito orgulho da ação que estamos realizando.”
Para o coordenador executivo do Vida Melhor-Urbano, Ailton Florêncio, a ação valoriza as atividades desse segmento da população, além de proporcionar a geração de trabalho e renda das famílias. “O espaço vai divulgar o trabalho feito por essas comunidades, gerar sustentabilidade econômica para a atividade artesanal, além de agregar terreiros de todo o estado”.

Incentivo

O Espaço Mauanda integra uma série de ações do Vida Melhor-Urbano, iniciadas em 2011, que fortalecem a produção e comercialização dos Povos de Terreiro. Em novembro, o Espaço Vida Melhor expôs, no Aeroporto Internacional de Salvador, artefatos culturais produzidos por participantes da Rede Mauanda Bankoma. A iniciativa fez parte da programação do Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI). Neste mesmo ano, o governo entregou 12 máquinas de costura para o Terreiro de São Jorge Filho da Gomeia, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas.

Em outubro deste ano, um kit com 12 equipamentos de costura profissional foi entregue para o Espaço Vovó Conceição Terreiro – sediado no Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Terreiro da Casa Branca), a fim de melhorar as ações realizadas para a fabricação de vestimentas para religiosos de Matriz Africana de Salvador.

No último dia 14, foi realizado na Praça de Oxum do Terreiro da Casa Branca, o Desfile de Moda e Arte nos Terreiros – Cultura e Empreendedorismo Familiar 2012. Artigos como pano da costa, souvenires, torços, bijouterias e outros, confeccionados por religiosos de 17 terreiros de Salvador e Lauro de Freitas, foram os destaques do evento.

Serviço

Inauguração do Espaço Mauanda.
Quando: dia 27/12, às 16h.
Onde: Espaço Mauanda – Avenida Luiz Tarquínio, nº3324, Lauro de Freitas (ao lado do Corpo de Bombeiros) – Bahia.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Governo da Bahia.

Fonte: SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...