sábado, 17 de novembro de 2012

Observatório de iniciativas: Publicação Caminhos para o empreendedorismo social

A Fundação Aperam Acesita e o Instituto Papel Solidário lançaram, em maio deste ano, a publicação Caminhos para o empreendedorismo social, disponível para download em seu site.

Nas palavras da Fundação Aperam:


Em 2004 a Fundação Aperam Acesita elaborou e disponibilizou para organizações do 3º setor o “Guia das Associações”, um compilado de informações úteis sobre como instituir, estruturar  e acompanhar  estas organizações. Este material, até então inédito no país, atendeu à finalidade de subsidiar as associações para a sua sustentabilidade e obtenção de reconhecimento e certificações nas esferas governamentais.

A experiência adquirida pela Fundação Aperam Acesita no trabalho de assessoramento, acompanhamento e co-financiamento de programas e projetos junto às organizações possibilitou-nos fazer uma análise bastante realista e crítica em relação a situação das mesmas, constatando que grande parte destas organizações possui uma carência no conhecimento necessário para buscar sua autonomia, auto-gestão e fortalecimento institucional. Da mesma forma suas capacidades coletivas raramente são exploradas e aproveitadas e poucas são as informações para acessar sua legalização, financiamentos/convênios, registros e certificados.

Entendendo a importância de reunir um conjunto de informações para o desenvolvimento destas organizações focadas em uma legislação atualizada, o presente instrumento tem por finalidade oferecer, de maneira prática e objetiva, às organizações e ao empreendedor social, caminhos para seu protagonismo.

Vale ressaltar que grande parte das informações contidas neste material referese à legislação de âmbito nacional, porém para atender a uma demanda particular, algumas informações estão direcionadas  às organizações de municípios que fazem parte da área de atuação da Aperam South America – Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha “Caminhos para o Empreendedorismo Social” é uma iniciativa da Aperam South America, através da Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Instituto Papel Solidário, que buscam contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Agora cabe ao empreendedor social escolher o seu caminho e se colocar a caminho... 
Boa Pesquisa e Bom Trabalho!!


Link para download da publicação em formato pdf:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...