quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Observatório de iniciativas: Artesanato cooperativo do Pólo do Jequitinhonha / UFMG


ARTESANATO COOPERATIVO

O Projeto Artesanato Cooperativo nasceu da necessidade de um trabalho focado no incentivo da produção artesanal no Vale do Jequitinhonha. Trabalhando com a Área Temática “Economia da cultura e empreendimentos culturais autogestionários”, tem como objetivo fortalecer o associativismo entre os artesãos do Vale do Jequitinhonha, através de atividades de formação em mobilização social junto aos artesãos. As reuniões com as 22 cidades participantes são realizadas em três municípios pólo – Itaobim, Diamantina e Turmalina, escolhidos através de pesquisas, diagnósticos e ações já desenvolvidas pelo Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. Foram estes mesmos documentos que possibilitaram identificar as demandas para o Projeto Artesanato Cooperativo: Fortalecimento do associativismo para o desenvolvimento da produção artesanal no Vale do Jequitinhonha.

Considerando que uma das grandes dificuldades do artesão é expor e vender sua produção o Programa criou, em 2000, através da parceria firmada com Prefeituras, associações microrregionais e com o apoio de outras instituições interessadas a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG.

Sucesso de público e vendas, a feira acontece no início de todo mês de maio na Praça de Serviços do Campus Pampulha, e já está em sua décima edição. Sua realização permite ao artesão do Vale do Jequitinhonha divulgar e vender os seus trabalhos sem a necessidade de intermediários, promove o intercâmbio cultural entre a população do Vale e a Universidade e também gera renda que irá retornar ao município de origem do artesão, reaquecendo a economia local.

Além de unir forças com a DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG – organizando os artesãos que participaram da 10ª Edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG, o Projeto Artesanato Cooperativo utilizou as viagens realizadas ao Vale do Jequitinhonha para aprofundar um diagnóstico sobre as associações participantes. Um primeiro ato para fortalecer o caráter associativista do Vale do Jequitinhonha foi restringir a participação na Feira às associações de artesãos, favorecendo a união e a reintegração dos autônomos e dissidentes.

Após a realização da Feira, as ações do Projeto se focam no auxílio àquelas associações com maiores problemas. Clique para acessar a versão em pdf do Guia de Oportunidades para Associações e Artesãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...