segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Arquivo de notícias: Reunião do Mercosul Cultural

Mercosul Cultural
 
I Reunião da Comissão da Diversidade Cultural apresenta propostas de integração entre países

Promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável, por meio da diversidade cultural. Esse é o objetivo comum que une os países-membros e associados do Mercosul. A I Reunião da Comissão da Diversidade Cultural do Mercosul Cultural, realizada nos dias 5 e 6 pelo Ministério da Cultura, reuniu representantes de seis países e trouxe propostas de intercâmbio de políticas para a Cultura.

Márcia Rollemberg, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, enfatizou a importância da manutenção de um diálogo constante e da troca de experiências entre os países. “O MinC está de portas abertas para mantermos esse diálogo tão importante para a diversidade cultural. Espero revê-los em breve”, saudou Márcia. Além de Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, países-membros do bloco, também participaram da reunião representantes da Colômbia, do Equador e do Peru.

Uma das propostas apresentadas ao final do encontro foi a formatação de um plano de ação para a integração nas áreas de fronteiras dos países, que trabalhe com os diversos programas nacionais de apoio à cidadania e à diversidade cultural. Foram mostrados exemplos de projetos, como as experiências das Usinas Culturales e dos Centros de Educação e Cultura, do Uruguai; dos Pontos de Cultura e das Usinas Culturais, do Brasil; e dos Puntos de Cultura, da Argentina.

Para que essa troca seja constante foi sugerida ainda a execução de uma plataforma virtual que possibilite a disponibilização de informações, a articulação em rede e o intercâmbio de experiências. De acordo com Maximiliano Vera, assistente técnico da Secretaria do Mercosul Cultural, a Comissão é um espaço imprescindível para fortalecer a integração entre os países. “Esta reunião é um produto muito importante da nossa integração cultural”, disse.

Segundo Florencia Alaye, representante da Direção de Política Cultural e Cooperação Internacional da Argentina, a primeira reunião da Comissão foi muito relevante para seu país, pois trabalhavam no tema há algum tempo. “Gostaria de felicitar o Brasil pela organização desse encontro tão importante para a integração de nossas políticas para a cultura”, afirmou. Durante a reunião, Florencia apresentou para os participantes o “Programa Iber-rutas”, coordenado pela Argentina, que tem como objetivo promover a diversidade cultural na Ibero-América.

Outro ponto destacado pelos participantes foi a promoção de um canal de diálogo permanente entre os países da região para apresentar um posicionamento convergente do Mercosul na Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Unesco. Este ano, a Convenção será realizada em Paris, no mês de dezembro, e Brasil e Argentina têm atualmente os assentos no Comitê, que são rotativos. Para Alejandro Gortázar, diretor de Projetos Culturais do Uruguai, cada país possui suas particularidades, mas há um espírito comum nas políticas culturais: “Estamos unidos pelo mesmo objetivo de promover a cidadania e a diversidade cultural”, concluiu.

Ponto de Cultura: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Para concluir a I Reunião da Comissão da Diversidade Cultural, os participantes visitaram um Ponto de Cultura aqui do Distrito Federal: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Com a proposta de criar um identificador cultural em Brasília, o grupo inventou seu próprio mito sobre o surgimento do Cerrado. Settefanie Oliveira, coordenadora do Ponto, explica que com muita dança, música e teatro, foram criados 35 personagens para apresentar ao público a história do Calango Voador.

O mito conta que “todo ano, quando o Calango Voador resolve matar sua sede e esfriar sua língua, um período de seca acontece, castiga o Cerrado e as águas diminuem de volume. É o Quando enfim o Calango mata sua sede, as águas sobem novamente, enchendo as corredeiras e as cachoeiras. Foi assim, de amor e desamor, de temor e destemor, que surgiu o Calango Voador, reverenciado rebento, filho da Terra e do Sol, afilhado do Ar, lendária criatura, mito dos ritos de cá”.

O grupo de Seu Estrelo, personagem fictício do mestre Chico Magalhães, foi criado em junho de 2004 e tornou-se Ponto de Cultura em 2010. Além de oficinas de dança, teatro e batuque, o grupo oferece aulas de produção de figurinos, para suas encenações. Entre os dias 20 de novembro e 2 de dezembro, o grupo se apresentará na Funarte, em Brasília.

(Texto: Cora Dias, Ascom/MinC)
(Fotos: Jessica Tavares)



Fonte: Ministério da Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...