terça-feira, 27 de novembro de 2012

Arquivo de notícias: ESP-MG implanta Oficina de Educação Popular em Saúde Mental

ESP-MG implanta Oficina de Educação Popular em Saúde Mental

Começa no dia 27 a Oficina de Educação Popular em Saúde Mental para Populações Assentadas e Acampadas em Projetos de Reforma Agrária de Minas Gerais, primeira experiência de educação popular em saúde mental da Escola de Saúde Pública do Estado (ESP-MG). Serão duas turmas direcionadas a lideranças de saúde de assentamentos e acampamentos e a trabalhadores de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS-MG), totalizando um público estimado de 140 pessoas.

O objetivo principal da Oficina é contribuir para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e cuidados em saúde mental para populações assentadas e acampadas em projetos de reforma agrária em Minas Gerais (Regiões Norte, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Região Oeste, Sul, Zona da Mata e Metropolitana). A ação pretende também identificar as práticas de cuidado em saúde mental já adotadas pelas lideranças de saúde, viabilizar a troca e compartilhamento dessas práticas, promover uma aproximação entre os trabalhadores rurais e os profissionais de saúde, construir linhas de cuidado em saúde mental, envolvendo as práticas já utilizadas pelas lideranças de saúde e os serviços/ações do SUS. "A Oficina propõe a promoção do conhecimento, de vivências e reflexões sobre saúde mental e uso abusivo de álcool nos assentamentos e acampamentos, seus determinantes e impactos, bem com sobre as possibilidades de intervenção ", explica Ana Regina Machado, coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da ESP MG.

Metodologia A Oficina será desenvolvida com a utilização de uma metodologia dialógica, que favoreça o conhecimento crítico da realidade, a valorização dos saberes locais, a relação entre teoria e prática, e a articulação dos diversos atores sociais envolvidos na produção de cuidados em saúde mental. Serão utilizadas exposições dialogadas, rodas de conversa, oficinas práticas, dramatizações, visitas para intercâmbio de experiências e vivências com práticas e grupos.

A construção da proposta da Oficina No ano de 2011, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) apresentou algumas reivindicações junto ao Governo de Minas e à Secretaria de Estado de Saúde, entre elas o desenvolvimento de uma ação em saúde mental que pudesse contribuir para a abordagem de alguns problemas observados nos assentamentos e acampamentos, como o uso abusivo de bebidas alcoólicas, as dificuldades para abordagens das situações de crise em saúde mental e a violência. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência de Redes de Atenção à Saúde, respondeu a esta reivindicação com a criação de um grupo de trabalho, que elaborou o projeto da Oficina.

Fonte: CRM-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...