sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Arquivo de notícias: Encontro com Coordenadores Estaduais de Saúde Mental

 Aconteceu entre os dias 09 e 10 de outubro/12 uma reunião de trabalho com Referências Técnicas em Saúde Mental do Nível Central e Regionais da SES/SUS-MG. A convocação foi feita pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, da Superintendência de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, realizada no 9º andar do Ed. Gerais da CAMG¹ (sala modular nº 14)

Iniciamos com a palestra do Dr. Marco Antônio Bragança de Matos referente à Modelagem das Redes de Atenção à Saúde – com ênfase em uma oficina de alinhamento conceitual, frisando que a Atenção Primária tem que ser o centro da rede, pois ela é a porta de entrada para tudo; a partir daí,s e não for de sua competência, existe a rede secundária e terciária para o segmento do tratamento e resolução do problema, isso torna a rede secundária e terciária apta para se adequar quanto à economia de escala privilegiando o acesso com qualidade. Sempre privilegiar o acesso de acordo com o PDR², mas é bom estarmos atentos que territorialização não é somente uma divisão geográfica, mas também se leva em conta a situação de saúde daquela determinada população.

Logo após, tivemos o relato da experiência do CAPS de Matias Barbosa, da SRS Juiz de Fora (Macro Sudeste), apresentados pela RT de Saúde Mental Luciméa Mendonça e Coordenadora do CAPS Gabriela Faria.

A equipe da CESM nos apresentou várias situações em andamento, a começar pela Dalva, sobre os diversos Processos Jurídicos em andamento; seguido da explanação criativa da Andréa e Leandro, utilizando trechos do Filme Bicho de Sete Cabeças... terminamos o primeiro dia com Informes sobre Deliberação, DataSus, PNASH e Plano de Ação.

No segundo dia, Rubia Cerqueira Persequini Lença do Ministério da Saúde, apresentou a Nota Técnica do Ministério da Saúde nº 42/2012 (17/09/2012) sobre a Portaria nº 854/SAS, de 22 de Agosto de 2012. Foi um longo estudo e discussão sobre tal portaria, a fim de nortear as ações a partir da sua implantação. Também expôs sobre a situação das pactuações RAPS/2012 (pendências e orientações diversas).

No final, fomos contemplados com a apresentação do Prof. Dr. Mark Drew Crosland Guimarães sobre a pesquisa – Análise de Situação de Serviços Públicos de Saúde Mental em Minas Gerais (Projeto Pessoas II); entregando a cada um dos presentes um exemplar do livro publicado.

Terminamos o dia com Tanit Sarsur conduzindo o encerramento e alinhando com todos nós, presentes, a denominação de nosso grupo de trabalho, que passa a se chamar CÂMARA TÉCNICA DE SAÚDE MENTAL com encontros mensais. Após esse último ato, ela apresentou a divisão Macro das referências para cada Unidade Regional de Saúde.

    P.S. Entre a apresentação da Rúbia Persequini e Dr. Mark Drew, alguns técnicos fizeram um depoimento para o Canal Minas Saúde de Televisão sobre experiências, conceitos e perspectivas referente ao Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) – criado pela OMS para mostrar aos Governos de todo o mundo a relevância do assunto. O primeiro a depor foi Marcos Alexandre de F. Moreira (Manhumirim), seguindo por Rúbia Persequini (Brasília), Helena Paiva (Pouso Alegre), Tanit Sarsur (Belo Horizonte), Lúcia Reis (Uberlândia), entre outros... confiram no canal!

 Por: Marcos Alexandre de Faria Moreira
Graduado em História e Especialista em Gestão Territorial de Saúde
Referência Técnica em Saúde Mental da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...