sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Arquivo de notícias: Educação para o Controle Social no SUS é tema de oficina na região Nordeste


Educação para o Controle Social no SUS é tema de oficina na região Nordeste


A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, realizou esta semana a Oficina Regional Compartilhada de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade iniciou nesta segunda-feira (12) e segue até a quarta (14), em Recife.

O objetivo principal do evento é construir um plano de educação permanente para o Controle Social do SUS, e busca reunir os conselheiros e instituições formadoras dos estados da região Nordeste do país para identificar as reais necessidades destes estados no sentido de qualificar o processo de trabalho.

Ainda no primeiro dia do evento foram realizadas mesas para debater a Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, e sobre o financiamento deste processo de Educação Permanente.

A mesa sobre Educação Permanente para o Controle Social no SUS, coordenada por Kátia Maria Barreto Souto, do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (Dagep), abordou as interfaces possíveis da Politica de Educação Permanente. A conselheira Lucimar Batista, do Conselho Nacional de Saúde, apresentou o tema na perspectiva do Controle Social, enquanto Valéria Atella Barbosa fez a sua exposição sobre o ângulo do SUS e a Simone Leite discorreu sobre o tema para Educação Popular.

Após a apresentação das palestrantes, foi realizado debate com os participantes, que apresentaram suas opiniões sobre o tema, como a do representante de Pernambuco da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (Aneps/PE), Oris Martins de Olinda, que se manifestou na forma de Cordel:

Quando equipe e usuários
Tentarem se compreender
As coisas com certeza
Vão acontecer, como
O povo realmente vai ser 
Atendido como deve ser
Feito o atendimento nas unidades,
E melhorando a qualidade de vida.
Pra findar essa conversa
Agora preste atenção
Se quisermos mudar o macro
Vamos começar pelo micro
Com toda dedicação.
Fazendo Educação Permanente
Junto com a Educação Popular
A toda população.
(Oris Martins de Olinda - Aneps/PE)

No período da tarde, foi realizada a mesa para debater o financiamento das ações de Educação Permanente para o Controle Social. Na primeira parte, os representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde, dos estados participantes, apresentaram as experiências de seus conselhos de saúde na aplicação de recursos para o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em seus estados.

Na sequência, o consultor técnico do CNS, Francisco Funcia, abordou os aspectos relacionados ao financiamento das ações que mais geraram dúvidas entre os participantes do evento, tendo em vista a nova legislação em vigor e sobre o papel dos Conselhos de Saúde nessa nova perspectiva.

Rodas de conversas debateram as possibilidades de articulação dos eixos de comunicação e informação com o processo de Educação Permanente, bem como as possibilidades de diálogo das experiências já existentes nos estados com as instituições de ensino.

Também foram discutidas agendas com o objetivo de fortalecer a Educação Permanente para os conselhos de saúde, com a avaliação das ações do Programa de Inclusão Digital do Ministério da Saúde, estratégias para a melhor utilização do Canal Saúde na ampliação deste processo de trabalho e do Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde.

Esta é a quarta e última oficina regional, que ocorre em todas as regiões do país. Já foram realizados eventos em Brasília, para a região Centro-Oeste, em Vitoria para as regiões Sul e Sudeste e em Belém, para a região Norte.

O evento foi encerrado com a definição de agendas para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social, que serão incorporados ao Plano Nacional, do Conselho Nacional de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...