quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Arquivo de notícias: Chamada pública de artigos para livro sobre a saúde mental em Fortaleza


Chamada pública de artigos para livro sobre a saúde mental em Fortaleza

 A experiência de Fortaleza na área da saúde mental nos últimos oito anos será registrada no livro "Saúde Mental nas grandes cidades: A experiência de Fortaleza". A chamada pública para entrega de artigos que serão selecionados para compor o material prossegue até o dia 12 de dezembro. Os interessados devem encaminhar os textos para o e-mail livrosaudementalfortal@ hotmail.com Clique aqui para ter acesso a todas as informações sobre a chamada.

Os artigos podem ser escritos por profissionais, familiares, gestores e usuários dos serviços de saúde mental, além de integrantes da comunidade acadêmica ou quem mais desejar contribuir com a publicação. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, em parceria com o Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária.

A ideia de um livro sobre a saúde mental em Fortaleza busca incentivar a produção científica sobre o assunto, dando ênfase aos relatos da experiência de organização da saúde mental em rede e das trajetórias de atenção e cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos estudos empíricos desenvolvidos sobre a rede de saúde mental. Com o título “Saúde mental na grandes cidades – a experiência de Fortaleza”, a publicação deve contemplar na parte de relatos itens como a implementação da política de humanização na rede de saúde mental, a saúde mental na atenção básica, o cuidado integral nos diversos serviços de atenção em saúde mental, a atenção psicossocial no cuidado às pessoas em uso de drogas, as experiências de reinserção social e desinstitucionalização da loucura, as experiências de protagonismo e reinserção social de usuários, o cuidado da infância e adolescência na rede de saúde mental e a saúde mental e a intersetorialidade.

Na parte de estudos empíricos, o livro deve trazer, entre outras abordagens, o registro acerca de práticas de educação popular em saúde relacionadas com a saúde mental, do acesso aos serviços de saúde mental pelas populações que vivem em situação de vulnerabilidade e exclusão, da satisfação do usuário em relação ao acesso e à qualidade dos serviços de saúde oferecidos pela rede de saúde mental e da relação entre rede de saúde mental e mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...