quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Arquivo de notícias: Brasil Quilombola


Brasil Quilombola

Ministra da Cultura entrega certificado que reconhece comunidades quilombolas do Piauí
Ministra entregou à representante Maria Rosalina
dos Santos certidão de reconhecimento de comunidades quilombolas do Piauí
Um dia após lançar os editais voltados a produtores e criadores negros, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira, 21.

Durante a cerimônia, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário, da Educação e da Cultura, lançou uma série de medidas que ampliam o Programa Brasil Quilombola.

Coube à ministra Marta entregar a certidão de reconhecimento de 23 comunidades quilombolas do Piauí para a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Maria Rosalina dos Santos. Essas comunidades se somarão a outras 1,8 mil já certificadas pela Fundação Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura.

Políticas sociais

A intenção do governo federal, a partir dessas medidas, é a regularização fundiária, a inclusão produtiva, a assistência técnica rural e o acesso às políticas sociais das comunidades quilombolas.

A presidenta Dilma Rousseff defendeu que fazer política social em nosso país significa atender a população que foi tradicionalmente afastada dos ganhos e das riquezas. “Nós temos que combinar essa política ampla e social, como é o caso do Bolsa Família, do Brasil Sem Miséria, com políticas voltadas para ações afirmativas de raça e de gênero”, disse.

(Texto: Cora Dias, Ascom/MinC)
(Fotos: Elisabete Alves, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...