terça-feira, 2 de outubro de 2012

Arquivo de Notícias: Padronização de indicadores para a Cultura - Mercosul

Padronização de indicadores para a Cultura

MinC leva ao Mercosul Cultural proposta de atividades consideradas serviços culturais
O Ministério da Cultura levará ao VII Seminário sobre Sistemas de Informação Cultural do Mercosul, de 26 a 28 de setembro, em Buenos Aires, Argentina, proposta de atividades que devem ser consideradas como serviços culturais na medição das relações comerciais entre os países-membros do bloco.

Desenvolvida pela Secretaria da Economia Criativa (SEC) do MinC, a proposta brasileira reúne 43 atividades que vão dos games online ou design de joias às peças de teatro e shows musicais, além de serviços audiovisuais e fotográficos. A proposta será apresentada pelo diretor de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria, Luiz Antônio de Oliveira.

Segundo o diretor, o objetivo da discussão é estabelecer uma padronização de procedimentos e indicadores estatísticos entre países da América do Sul. A ferramenta facilitará acordos multi e bilaterais pois oferecerá um panorama real do fluxo de comércio internacional gerado pelos serviços culturais.

“A idéia é que se consiga ter um mínimo de uniformidade nas informações sobre exportação e importação dos serviços de natureza cultural pelos países do Mercosul”, salienta Oliveira. Lembra, ainda, as diferenças estruturais entre os países e, também, o fato de que a cultura trabalha com fatores ‘intangíveis’, pouco visíveis aos sistemas tradicionais de acompanhamento das atividades econômicas.

“Trata-se de uma proposta mínima, já que rastrear as transações comerciais do setor de serviços é algo complexo e alguns países ainda estão implementando seus sistemas de registro e monitoramento”, afirma.

Luiz Antônio também irá apresentar a Conta Satélite da Cultura brasileira, trabalho realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que até o final de 2014 vai identificar a participação dos setores culturais e criativos na formação da riqueza nacional.

Integração cultural da América do Sul

O encontro está sendo organizado pelo Sistema de Informação Cultural do Mercosul (SICSUR), instância do bloco econômico de países do Cone Sul, formado em 2009, responsável pela geração de dados e informações por meio do estudo qualitativo e quantitativo das atividades econômicas ligadas à cultura.

O objetivo do Sistema é reverter a histórica falta de gestão institucional e cultural na América do Sul, promover o diálogo entre organismos estatais e da sociedade civil, contribuir para o desenvolvimento de políticas culturais e, também, ser fonte de informações para pesquisadores, estudantes e gestores culturais.

Além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela são membros do SICSUR.

(Texto: Marcelo Leal, Ascom SEC/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...