terça-feira, 25 de setembro de 2012

Arquivo de Notícias: SBMT promove, no Brasil, Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária

SBMT promove, no Brasil, Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária


Avanços e desafios para o controle da malária e agravos como doença de Chagas, leishmanioses, esquistossomose e dengue, além de várias doenças bacterianas, virais e fúngicas vão estar, em pauta, nas mesas-redondas, conferências e simpósios via satélite, no XVIII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária. O evento, que ocorre de 23 a 27 de setembro, no Rio de Janeiro, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), será uma oportunidade para o intercâmbio de experiências. São esperados, entre 2.500 e 3.000 mil participantes de diversos países, segundo Dr. Carlos Costa, presidente da SBMT.

A menos de uma semana do evento, a expectativa é que além dos resultados científicos, o Congresso também produza documentos atualizados produzidos por especialistas do Brasil, e de outros países. “Esse é o maior congresso da Medicina Tropical já ocorrido no Brasil. Será possível fazer uma abordagem decisiva e profunda sobre a saúde e a integração dos trópicos, debatendo com cientistas dedicados ao tema”, acredita o presidente da SBMT.

Renomado especialista em doenças tropicais, o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e presidente do Congresso, Dr. José Rodrigues Coura, salienta que o Brasil hoje tem uma das mais fortes Sociedades de Medicina Tropical do mundo, competindo apenas com a dos Estados Unidos. “Nenhum outro país possui uma Sociedade tão coesa e que tenha tamanha importância na saúde pública brasileira como a SBMT” avalia Dr. Coura ao assegurar que um evento dessa magnitude vai colocar o tema das doenças tropicais cada vez mais em pauta.

A pertinência deste importante evento está amparada no contexto da criação da Federação Internacional de Medicina Tropical (IFTM), em 1988, por ocasião do XII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária (ICTM), realizado em Amsterdã, Holanda. A Federação tem como principal função a promoção e organização de congressos periódicos internacionais em medicina tropical e outras reuniões. O atual presidente da IFTM, professor Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, presidirá a Comissão Científica do XVIII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária.

O Congresso contará com diversas oficinas de trabalho sobre dengue, malária, doença de chagas, leishmanioses, esquistossomose e, a partir delas, serão produzidos relatórios que terão grande importância – sobretudo os do Ministério da Saúde, conforme adianta Coura. “Vivemos em um mundo globalizado e este é um processo irreversível. Antes, cada país se limitava aos seus problemas” analisa ao afirmar que o cenário mudou. “A doença de Chagas, por exemplo, era um problema restrito a América Latina. Hoje, com as viagens frequentes, tornou-se uma preocupação em países como Espanha e Estados Unidos, onde se estima que vivam cerca de 300 mil portadores. Por isso, este intercâmbio é fundamental”, conclui o pesquisador do IOC/Fiocruz.

Para comemorar os 50 anos que a SBMT completa em novembro de 2012 será lançado, durante o XVIII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, um livro com a biografia dos ex-presidentes, bem como a do atual, Dr. Carlos Henrique Nery Costa. A publicação, que traz a história da fundação da SBMT, será distribuída a todos os participantes.

Simultaneamente ao Congresso Internacional, vai ocorrer ainda o XLVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e a 28ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 16ª em Leishmanioses.

Doenças tropicais no mundo

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde em seu último relatório sobre o tema, em 2010, aproximadamente um bilhão de pessoas são afetadas por doenças tropicais em 149 países do mundo. Na lista, estão agravos bem conhecidos dos brasileiros como Chagas, hanseníase, dengue, malária e leishmanioses.

Confira a programação do evento no site.

Outros

*Os Congressos Internacionais de Medicina Tropical existem, até onde é possível comprovar a exatidão dos registros, desde 1935;
*A malária passou a fazer parte como tema do evento a partir do 4º Congresso em 1948 nos EUA;
* A 18ª edição do congresso ocorre no Rio de Janeiro 49 anos após a realização, na mesma cidade, em 1963.

Contatos para entrevista

Carolina Daibert: (61) 9251-5838
Denise de Quadros: (61) 9214-8990

Fonte: SBMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...