quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio+20: Kari-Oca receberá cerca de mil indígenas de 19 etnias do mundo

A Kari-Oca está recebendo os preparativos finais para acomodar cerca de mil indígenas de 19 etnias do Brasil, Japão, Canadá e Nigéria. A aldeia urbana será o centro de debates dos chamados povos originais e está instalado na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa, as cinco tendas de discussões e atividades culturais estarão finalizadas ainda nesta quarta-feira. Além delas, a Kari-Oca terá alojamentos, refeitório e duas ocas tradicionais das tribos do Alto Xingu — que serão erguidas com vigas de madeira levadas.

Na noite de hoje, será o fogo sagrado, em uma cerimônia que marca sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Os participantes vão debater, até o dia 22 de junho, temas relacionadas ao meio ambiente e pobreza, por exemplo. Um documento final será produzido seguindo três eixos (cultura como parte essencial da economia verde, soberania alimentar no mundo moderno e sustentabilidade) e, posteriormente, apresentado aos chefes de Estado e governo reunidos na Rio+20.

Em vários países latino-americanos, como o Equador e a Bolívia, os povos indígenas exercem forte influência nas decisões políticas e econômicas. Na Bolívia, por exemplo, é comum que os discursos públicos sejam feitos em espanhol e no idioma indígena predominante. O presidente boliviano, Evo Morales, sempre se dirige com destaque aos que chama de “povos originais”, em referência aos índios.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...