terça-feira, 26 de junho de 2012

Programação - 3a Mostra de Arte Insensata: Tato, Trato e Retrato - 27 a 30 de junho de 2012

Atenção parceiros da Rede Saúde e Cultura! Começa amanhã a Mostra de Arte Insensata! Confiram abaixo um pouco do que está programado e participem!


3a Mostra de Arte Insensata | Tato, Trato e Retrato | 27 a 30 de junho de 2012 | CentoeQuatro 

A 3ª Mostra de Arte Insensata é uma iniciativa da Política de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Belo Horizonte, implantada há 19 anos, e propõe um novo olhar sobre a loucura a partir dos produtos estéticos e artísticos produzidos nos Centros de Convivência e em outros serviços da rede de Saúde Mental do município. É uma proposta de diálogo com a sociedade sobre o lugar da arte e sua intercessão com a loucura. Os cidadãos em sofrimento mental assistidos por essa Política nos chamados “serviços substitutivos” são os protagonistas deste evento, atuando como artistas ou assumindo as mais diferentes tarefas nos diversos setores da 3ª Mostra. Este ano estão previstas a realização de Exposição de Artes Plásticas, Fotografia, Rodas de Conversa, Oficinas, Ateliers Abertos, Cinema, Mercado de Artesanato, Restaurante e Café, Shows Musicais, Dança, Teatro e outras apresentações culturais. Também nesta edição pretende-se estender o cenário da Mostra trazendo trabalhos artísticos desenvolvidos no âmbito da Saúde Mental em outros municípios de Minas e do Brasil. A Mostra de Arte Insensata objetiva desmistificar a loucura, agregando valores culturais, propiciando a reflexão e trazendo um novo olhar distanciado da exclusão, da não-razão, da patologia e da periculosidade.

Exposição de artes visuais Sob o título de “Empresta-me teus olhos?” A Exposição de Artes Visuais reunirá cerca de 200 obras, entre desenhos, pinturas, cerâmicas, fotografias e instalações, produzidas nas oficinas de todos os Centros de Convivência da rede de Saúde Mental de BH e mais o Projeto Arte da Saúde, Cersam-AD e Consultório de Rua. A Exposição e seu espaço foram pensados de modo a privilegiar o olhar individualizado sobre as obras e incorporar aspectos afetivos de objetos, produtos, coleções e preciosidades que a compõem e alimentam todo o imaginário das produções. Desse modo são, em última estância, três os espaços de fruição para o visitante: Salão, Instalações e Museu Interior. O primeiro apresenta a grande maioria da produção selecionada, com ênfase no retrato e suas dimensões pessoais, sociais, ambientais e auto imagéticas. As instalações tratam da identidade e as formas mais abstratas de reconhecimento. O Museu Interior parte dos pequenos objetos, coleções e afetivos que compõem nosso acervo iconográfico interior e nos compõem como indivíduos e também enquanto coletivo. A Exposição será inaugurada na noite do dia 27 de junho e estará aberta à visitação nos dias 28, 29 e 30 de junho de 14 às 23hs. Terminado o evento, continuará aberta a visitação até 14/07 em horários e dias a serem divulgados posteriormente. Ocorrerão também visitas mediadas destinadas principalmente às escolas. Em seguida, a Exposição percorrerá 6 estados brasileiros, agregando obras produzidas por usuários de Brasília/Goiânia, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre àquelas dos usuários de Belo Horizonte. 

Oficinas As oficinas da 3ª Mostra de Arte Insensata vão possibilitar ao visitante experimentar atividades em diversas áreas da arte e do artesanato, contemplando um público de diversas faixas etárias. Serão ofertadas oficinas de: Xilogravura, Maquiagem Artística, Construção de Instrumentos, Brinquedos e Brincadeiras, Literatura: Contação de Estórias. Essas atividades acontecerão a partir das 14 hs dos dias 28, 29 e 30 de junho. Vagas limitadas. Inscrições no local.

Ateliers Abertos Os Ateliers Abertos serão pequenos espaços de produção ao vivo nas áreas de Cerâmica, Bordado, Desenho, Pintura e Mosaico. Aqui será possível visualizar o processo de produção dos usuários/artistas dos serviços. A proposta é divulgar, ampliar e abrir esta produção para o público, proporcionando um espaço de troca onde o usuário possa apresentar seu modo de produzir, falar de seu processo de criação e estar ali com o seu fazer. Esses ateliers acontecerão em vários espaços da Mostra nas tardes dos dias 28, 29 e 30 de junho.

Restaurante Bar Café - Suricato – Paz, Arroz, Bar & Café A equipe de cozinheiros da Suricato convida a cidade para mais uma experiência gastronômica inesquecível. Instalado no Centoequatro Cultural, na Praça da Estação, palco das mais variadas manifestações artísticas, políticas e culturais de Belo Horizonte, a Suricato – Paz, Arroz, Bar&Café, assume as panelas da 3ª edição da Mostra de Arte Insensata. Conjugando saberes e sabores com simplicidade e requinte, esta viagem é para ser degustada com muito gosto!

Rodas de Conversa As Rodas de Conversa visam gerar questionamentos e construções de pensamentos aos participantes da 3ª Mostra, a partir de diálogos que possibilitem olhares diversos sobre os processos que acontecem nos Centros de Convivência e na Rede de Saúde Mental. Essas trocas se darão a partir da interlocução com palestrantes, artistas, usuários e demais presentes. Os temas das Rodas abordarão: a “Arte como recurso para a inclusão social” e “A inserção produtiva – experiência de inclusão no campo do trabalho”. As Rodas de Conversa acontecerão a partir das 16hs nos dias 28 e 29 de junho. Vagas limitadas. Inscrições no local.

Sessões de cinema As Sessões de Cinema têm o objetivo de promover reflexões sobre os temas propostos para a 3ª Mostra, abordando as várias simbologias do retrato e das realidades imaginárias e as diversas formas de inclusão na vida. No sábado, haverá uma sessão comentada do filme “O Fim do sem fim”, com presença dos autores Cao Guimarães e Beto Magalhães. As projeções acontecerão no cinema do Centoequatro nos dias 28, 29 e 30 de junho às 14:30 hs. Entrada limitada à capacidade do local.

Mercado de artesanato - Mercado Maluco “O sujeito humano não pode não aspirar, não desejar, não representar. E não trocar.” (CAVANI- JORGE, 2001, P.2130) O mercado é, em sua origem, o lugar da alegria dos encontros – em outros momentos da história, guerras foram interrompidas para que as pessoas pudessem trocar! É o lugar dos contatos, dos tratos, dos contratos. Vida em circulação, possibilidades e crescimento, ampliação dos espectros societários. Com enquadramentos que permitem “ver de outro modo”, poder “trocar” em um cenário instigante e revelador. É assim que o Mercado Maluco da 3ª Mostra de Arte Insensata pretende apresentar à cidade propostas para um novo enquadramento da loucura. O visitante poderá conhecer a produção dos grupos de geração de trabalho e renda da Suricato e a dos espaços de experimentação produtiva - as oficinas dos Centros de Convivência. O Mercado estará aberto na noite de abertura e nos dias 28, 29 e 30 de junho de 14 às 23 hs.

Desfile Suricato - Tato, Trato, Retrato Mostrar, desfilar o que se descobriu, revelar e se apresentar. Transparecer por segundos aquilo que nenhum clic é capaz de capturar. Ora o desafio se apresenta na busca da essência para desnudar-SE, despir-SE, SER para entrar em cena. Mostrar que somos capazes de construir a vida aqui fora. Onde é o dentro? Se daremos conta disso tudo, mal sabemos. Mas apostamos que aqui é o lugar. O desfile faz parte da programação da noite de abertura, dia 27 de junho. Entrada sujeita a apresentação de convite individual.

Apresentações culturais As apresentações contarão com teatro, dança, circo, performances artísticas e shows de grupos surgidos nos espaços da Saúde Mental de BH num intercâmbio com artistas já reconhecidos nacionalmente. Na programação estão previstos os músicos Edy Star - com tributo ao Raul Seixas no mês do nascimento do maluco beleza(28/06), o multiartista Antonio Nóbrega e Jorge Mautner além de grupos culturais originados nas oficinas de Música e Teatro dos Centros de Convivência- Sapos e Afogados, Trem Tan Tan e São Doidão, além de Airton Meireles e Frederico Eymar. Grupos formados por cidadãos em sofrimento psíquico de outros estados do Brasil também são convidados da 3a Mostra. No Palco Instantâneo serão apresentados os resultados das oficinas artísticas desenvolvidas nos Centros de Convivência e no projeto Arte da Saúde dando oportunidade para que os usuários vivenciem o palco e a relação com a platéia e encantem a todos com sua liberdade e criatividade.

Veja maiores informações em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...