segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arquivo de notícias: Rede Saúde e Cultura mobiliza sociedade civil no Rio de Janeiro


Rede Cultura e Saúde se reúne na Fiocruz

Foi realizado ontem (17/5), na Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Encontro Estadual da Rede Saúde e Cultura. O principal objetivo do evento, que reuniu 43 pessoas, foi mobilizar parceiros para lançar as bases da Rede no estado.

Outro tema da agenda foi a participação da Rede, em conjunto com a Fiocruz e o MinC, na Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável , a Rio+20, no próximo mês. A reunião foi preparatória para o Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, que deverá acontecer em outubro próximo no Rio de Janeiro.


Mapeamento

O primeiro passo para a implantação da Rede no estado será o mapeamento de todas as instituições e pessoas que trabalham nas áreas de saúde e cultura nos municípios fluminenses. Cada instituição parceira criará sua própria rede interna, discutindo a mapeando as iniciativas que desenvolve nas duas áreas. O cadastramento online para integrar a Rede pode ser feito pelo endereço: http://200.130.11.22/questionariov2 

Mais informações, no Rio de Janeiro, pelos telefones (21) 3733-7124 ou 3733- 7123.

As próximas Teias de Pontos de Cultura do Espírito Santo , marcada para 1 e 2 de junho, e do Rio de Janeiro , em data a ser definida, devem incluir em suas agendas debates sobre a implantação das Redes de Saúde e Cultura nos dois estados.

Histórico

A Rede de Saúde e Cultura foi formalizada a partir de um acordo de cooperação, assinado em 2007, pelos Ministérios da Saúde e da Cultura, para o desenvolvimento de ações conjuntas que garantam o acesso a bens e serviços culturais, a qualificação e humanização do ambiente nos hospitais e nas unidades públicas de saúde, melhorando a qualidade de vida da população. Para potencializar o atendimento ao cidadão, a estratégia é articular as redes públicas dos dois ministérios e buscar parcerias nas outras esferas de governo e na sociedade civil.

Em agosto de 2008 foi lançado o 1º Prêmio Cultura e Saúde, que selecionou práticas inovadoras de ações culturais com foco na saúde. A segunda edição do prêmio foi lançada em março de 2010, com a escolha de mais 120 iniciativas. Em outubro do mesmo ano foi assinado outro acordo de cooperação entre os dois ministérios com vigência de cinco anos. Em janeiro e abril de 2012 foram realizadas duas oficinas de capacitação de pessoal para atuar na Rede Saúde e Cultura em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...