quinta-feira, 24 de maio de 2012

Observatório de Iniciativas: Saúde é questão de cultura e cultura é questão de saúde


Especial NCCS 1: Saúde é questão de cultura e cultura é questão de saúde

Esta é a primeira parte do especial que preparamos sobre o Núcleo de Cultura Ciência e Saúde e sobre a Universidade Popular de Arte e Ciência, que são grandes exemplos de aplicação prática da arte na transformação verdadeira da saúde, da recondução do homem à sua condição de humano. O trabalho destes artecientistas do Rio de Janeiro serve de modelo  para o que conduzimos no NARIS e na Trupe da Pro-cura, e há muito o que aprender com o que esta pesquisa tem a dizer e com o que sua força dionisíaca nos permite apreender para além do campo da razão. É necessário dançar e amar também, só assim chegaremos ao homem.

Durante as próximas semanas, serão publicados alguns textos acerca dos princípios teóricos, das experiências e da beleza que está sendo fomentada em Engenho de Dentro e nas praças públicas por estes saltimbancos e seus sonhos-planos tão inéditos quanto viáveis. Esta série de publicações é um  convite para conhecer melhor este trabalho, é um convite para dançar, e uma preparação anímica para o II Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência, que ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro.

Alquimia subversiva convertendo ouro em nosso pétreo peito! Deixe-se transformar em carne novamente, porque tudo é carnaval e tudo tem ânima! Confira e sinta-se livre para vir dançar conosco! Evoé!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...