sexta-feira, 4 de maio de 2012

Arquivo de notícias: Cultura e saúde: Fiocruz e Programa Cultura Viva viabilizam projeto de rede

Publicado em 22 de junho de 2011

Tendo como base um conceito ampliado de saúde, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural,  e a Fiocruz Brasília promoveram um encontro em que os universos da saúde e da cultura apresentaram seus potenciais de articulação em favor da inclusão social e da qualidade de vida.

Em uma oficina realizada nos dias 14 e 15 de junho, as duas instituições trocaram experiências com o objetivo de viabilizar o projeto Rede Saúde e Cultura: Programa Cultura Viva promovendo Inclusão e Qualidade de Vida. Organizada pelo Programa de Educação, Cultura e Saúde (PECS) da Fiocruz Brasília, a oficina reuniu pesquisadores da Fiocruz e representantes do MinC com o objetivo de apresentar ações que entrelaçem cultura e saúde, voltados principalmente para crianças e jovens, além de viabilizar maior aproximação entre as duas instituições e definir estratégias que contribuam para a realização do projeto Rede Saúde e Cultura, previsto no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições em novembro de 2010.

“A Fiocruz Brasília estará sempre de portas abertas para iniciativas como esta”, disse o diretor da unidade, Gerson Penna, durante a abertura da oficina. O diretor destacou ainda a importância da articulação entre as duas instituições para o desenvolvimento do projeto e os desafios de sua realização.

A diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tânia Araújo-Jorge, elogiou a realização do evento e ressaltou: “sendo a Fiocruz uma instituição estratégica para o Estado, ela não pode se ater somente às questões de saúde”, afirmou.

A diretora de Acesso à Cultura do MinC, Renata Monteiro, destacou a importância da troca de experiências. “A construção coletiva é muito bem-vinda, além disso, nos dá a possibilidade de conhecer ações e programas que a Fiocruz já desenvolve”.

No cronograma de atividades, está prevista a realização de uma oficina de articulação externa entre Ministério da Cultura, Fiocruz e demais parceiros, que dará continuidade aos trabalhos da primeira edição. Leia mais sobre o encontro.

(Texto: Nayane Taniguchi/Agência Fiocruz)
(Edição: Comunicação SID-SCC/MinC)
(Foto: Agência Fiocruz/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...